Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2266
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LeydmarWagnerdeSousaGoncalves.pdf317,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A participação do professor no processo de inclusão de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Autor(es): Gonçalves, Leydmar Wagner de Sousa
Orientador(es): Vieira, Adriano José Hertzog
Assunto: Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Inclusão escolar
Data de apresentação: 6-Mai-2011
Data de publicação: 5-Jan-2012
Referência: GONÇALVES, Leydmar Wagner de Sousa. A participação do professor no processo de inclusão de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 2011. 56 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O professor busca intervenções adequadas para mediar o processo de aprendizagem dos estudantes portadores do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – TDAH. Pensando nisto, apresentamos neste trabalho estudos e concepções relacionados à inclusão escolar desses estudantes, bem como as causas do TDAH, sintomas, critérios para diagnóstico e possíveis intervenções psicopedagógicas. Na tentativa de conhecer na prática e compreender os portadores do TDAH foi realizado um estudo de caso da estudante A.C., 10 anos de idade, cursando o 5º ano do ensino fundamental de uma escola privada no município de Alexânia, incluindo entrevistas com a estudante, e a professora regente. Foi possível perceber que a escola, de modo geral, não está preparada para lidar com a inclusão, embora tenha sido evidenciado o esforço do professor para compreender a questão do TDAH e os procedimentos necessários para atender adequadamente a estudante com esse transtorno. Desta forma, a pesquisa visou investigar a importância da participação do professor para o processo de inclusão de estudantes com TDAH. Os resultados obtidos nessa investigação sugerem uma reflexão que, com a profundidade adequada, trará muitos benefícios para o desenvolvimento de processos educacionais inclusivos adequados aos estudantes com TDAH. Esse trabalho, entretanto, como uma monografia de um curso de especialização, não tem a pretensão de aprofundar o tema, mas levantar questões pertinentes para futuras investigações.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons