Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22659
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AmandaLopesFrancisco_tcc.pdf582,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Crianças com deficiência na literatura infantil : problematização das representações nos livros infantis
Autor(es): Francisco, Amanda Lopes
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Crianças com deficiência
Crianças - livros e leitura
Literatura infanto-juvenil
Data de apresentação: Mar-2019
Data de publicação: 5-Nov-2019
Referência: FRANCISCO, Amanda Lopes. Crianças com deficiência na literatura infantil: problematização das representações nos livros infantis. 2019. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este ensaio teve como objetivo identificar e discutir algumas representações das crianças com deficiência existentes nos livros de literatura infantil. As pessoas com deficiência, mesmo nos dias de hoje, são bombardeadas com imagens negativas acerca das deficiências, as quais colaboram para a construção do estigma e preconceito perpetuados ao longo dos séculos; sofreram - e sofrem - inúmeras atrocidades ao longo da história, sendo vítimas de um conceito de “normalidade” criado historicamente. Sabendo que o texto literário possui um papel formativo considerável, é de suma importância que a literatura infantil seja livre de qualquer tipo de estereótipo. Ao mesmo tempo em que é preciso educar para a diversidade e para as diferenças, é necessário que haja obras substanciais capazes de fornecer às crianças a representatividade das pessoas com deficiência, tornando-as capazes de produzir uma autoimagem positiva de si mesmas. O presente ensaio avaliou dez obras de fácil acesso e apresentou algumas categorias de acordo com o tipo de representações apresentadas. Não se pode subestimar o poder que a literatura infantil tem, e é por isso que ela deve ser constantemente avaliada e estudada, como foi a proposta desse ensaio.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons