Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22658
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AlineOliveiraDaCosta_tcc.pdf717,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O processo de escolarização de uma criança autista em classe especial : percepções da mãe e da professora
Autor(es): Costa, Aline Oliveira da
Orientador(es): Zardo, Sinara Pollom
Assunto: Autismo em crianças
Inclusão escolar
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 5-Nov-2019
Referência: COSTA, Aline Oliveira da. O processo de escolarização de uma criança autista em classe especial: percepções da mãe e da professora. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O autismo vai além da percepção que cada um tem dele, um assunto que ainda precisa ser explorado, muitas dúvidas surgem acerca da criança autista. A presente monografia teve como objetivo geral conhecer as percepções da escolarização de uma criança autista no olhar da professora e da mãe. Os objetivos específicos foram: a) analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola que oferece escolarização da criança que é o objeto de estudo; b) descrever o perfil da criança autista selecionada para a pesquisa, o perfil da mãe e o da professora; e c) identificar as percepções da mãe e da professora sobre o processo de escolarização da criança autista em classe especial. Autores como Vygotsky (1994 e 2007); Mantoan (2003); Creswell (2007); André (2005, 2012 e 2015) esses autores reforçam a necessidade de conhecer e criar condições para realizar ações pedagógicas; também as Leis e os Decretos já abordam essa temática que serão utilizadas nesse trabalho. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de tipo estudo de caso etnográfico, que utilizou os instrumentos de observações participantes em horas de estágio obrigatório registradas em diário de campo, análise documental do PPP e entrevistas semiestruturadas feitas com a professora e a mãe da criança autista. A Educação Especial no Brasil ainda precisa sair desse mecanismo de ter um intermédio de classes especiais para depois o aluno ser incluído, a inclusão é um direito da criança com necessidade específica.
Abstract: The autism goes beyond the perception that each one has oh it, a subject that still needs to be explorece many doubts crise about the autistic child. This monograph has as its general objective to know the perceptions of the schooling of na autistic child inthe teachers’s nad mother’s eyes. The specific objectives stand out in: 1) to analyze the Pedagogical Political Project studied; 2) Describe the profile of the autistic child selected for the research, the profile of the mother and the teacher; and 3) To identify the perceptions of the mother and teacher about the schooling process of the autistic child in a special class. Authors such as Vygotsky (1994 and 2007); Mantoan (2003); Creswell (2007; André (2005, 2012 and 2015) and ther authors reinforce the themes of autismo, decress about the schooling of children with specific needs and the methodology used that was used to do this work. The research is about listing a qualitative approach, of type ethnographia case study, who used the instruments of observations participating in mandatory internship hours recorded in a field diary, documental analysis of PPP and semi-structered interviews made with the teacher and mother of the autistic child. Special education in Brazil still needs to leavethis mechanism of having an inter mediate ofspecial classes for after the student is include, inclusion is a right of the child with specificneeds.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons