Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22652
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_WanessaSantosDaCruz_tcc.pdf205,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A palavra e as instâncias de poder em Vidas Secas
Autor(es): Cruz, Wanessa Santos da
Orientador(es): Nakagome, Patrícia Trindade
Assunto: Ramos, Graciliano, 1892 - 1953. Obras
Vidas secas (1938)
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 4-Nov-2019
Referência: CRUZ, Wanessa Santos da. A palavra e as instâncias de poder em Vidas Secas. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Há uma crença popular que diz que “as palavras têm poder”. A redação dessa pesquisa foi pensada após a tentativa de fugir das leituras feitas no tempo da educação básica e que normalmente se esbarram no senso comum. Essas leituras geralmente resumem Vidas Secas como uma narrativa que conta a história de uma família de retirantes fugitiva da seca. Uma releitura da obra revela que Vidas Secas, mesmo escrito e publicado há mais de 80 anos, é um romance que permanece atual. O romance desmontável de Graciliano Ramos é um livro que, além de narrar as misérias sofridas pela família de retirantes em busca da sobrevivência, testemunha sobre a história política e social brasileira, que denuncia e critica as injustiças e abusos das elites simbólicas do país. O presente trabalho relaciona as práticas abusivas cometidas pelas instâncias de poder presentes em Vidas Secas com a palavra semanticamente relacionada a discurso, ou seja, como o discurso usado pela classe dominante pode ser instrumento de opressão e violência contra grupos dominados. Diante do retrocesso político e social que estamos mais uma vez vivenciando, é importante revisitar essa importante obra de Graciliano Ramos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons