Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22644
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_PauloDeOliveiraCamposBarbosa_tcc.pdf1,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Disclosure de informações financeiras obrigatórias de companhias de TI brasileiras
Autor(es): Barbosa, Paulo de Oliveira Campos
Orientador(es): Guerra, Mariana
Assunto: Demonstrações contábeis
Empresas - finanças
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 1-Nov-2019
Referência: BARBOSA, Paulo de Oliveira Campos. Disclosure de informações financeiras obrigatórias de companhias de TI brasileiras. 2017. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O objetivo desse trabalho foi avaliar o nível de conformidade das Notas Explicativas e Relatórios da Administração das empresas do subsetor de Tecnologia da Informação listadas na BM&FBovespa, quanto ao cumprimento dos critérios estabelecidos no parágrafo 5º do art. 176 da Lei nº 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações) e do CPC 26 (R1) – Apresentação das Demonstrações Contábeis.. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, utilizando-se lógica dedutiva e abordagem qualitativa. O trabalho que orientou tal pesquisa foi o de Nascimento et al. (2010), tendo sido adaptados os níveis de divulgação das informações: baixo, médio e alto. Para a análise, foram coletadas as NE e RA dos anos de 2011 a 2016 de 8 companhias, portanto, a amostra. Os resultados mostram que, tendo em vista as diversas variações no que diz respeito ao grau de divulgação, as empresas apresentam um grau médio no que tange a suas informações indispensáveis. Entretanto, a afirmação de Nascimento et al. (2010), e de outros autores de que as companhias estão mais preocupadas em cumprir informações mais relevantes para investidores, informando de forma reduzida alguns dados tidos como gerenciais, reafirmou-se no presente estudo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons