Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22643
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LeonardoSimoesFigueiro_tcc.pdf618,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das demandas do mercado de trabalho entre as diferenças da auditoria e perícia contábil : um estudo da percepção dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília
Autor(es): Figueiró, Leonardo Simões
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Contadores - formação profissional
Ciências Contábeis - estudantes
Data de apresentação: Nov-2016
Data de publicação: 1-Nov-2019
Referência: FIGUEIRÓ, Leonardo Simões. Análise das demandas do mercado de trabalho entre as diferenças da auditoria e perícia contábil: um estudo da percepção dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. 2016. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: As mudanças constantes na sociedade advindas da globalização, das inovações tecnológicas, da informatização dos processos e da competitividade cada vez mais acirrada, vêm transformando o mercado de trabalho da auditoria e da perícia contábil. As universidades e as instituições de ensino superior possuem a função de preparar e formar profissionais capazes de atender as novas demandas deste mercado de trabalho mais dinâmico. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar a percepção dos alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília quanto à capacidade de diferenciação entre os trabalhos de auditoria e perícia contábil. Para atingir o objetivo, elaborou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, baseada nos estudos de Brussolo (2002) e Vasconcelos, Fabri e Castro (2011) e na tabela-resumo de Morais e França (2004). Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário impresso e disponibilizado pessoalmente aos alunos, obtendo uma amostra de 103 alunos. A partir das análises realizadas, concluiu-se que, apesar dos alunos entrevistados terem obtido bons resultados na diferenciação de alguns dos aspectos importantes da perícia e auditoria contábil, grande parte deles não se consideram aptos para atuarem em nenhuma das duas áreas, apontando, portanto, pontos para reflexão, como a necessidade de mudanças no atual currículo adotado pela Universidade de Brasília, se há uma priorização do ensino da auditoria contábil, quando comparada à perícia contábil, e se essa priorização prejudica os discentes da Universidade de Brasília.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons