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Título: Percepção dos discentes dos cursos de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília acerca da importância da educação fiscal na formação do cidadão
Autor(es): Pereira, Adriel Carlos Tertulino
Orientador(es): Vieira, Eduardo Tadeu
Assunto: Ciências Contábeis
Educação fiscal
Impostos
Data de apresentação: 25-Jun-2018
Data de publicação: 1-Nov-2019
Referência: PEREIRA, Adriel Carlos Tertulino. Percepção dos discentes dos cursos de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília acerca da importância da educação fiscal na formação do cidadão. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A Educação Fiscal é fundamental para o desenvolvimento e formação dos cidadãos, pois tem como finalidade instruí-los sobre a importância do exercício da cidadania, além de conscientizar sobre a importância socioeconômica dos tributos. O presente trabalho teve como objetivo principal verificar a percepção dos discentes dos cursos de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília - UnB acerca da importância da Educação Fiscal para a formação do cidadão, bem como a verificação e comparação das ementas e objetivos da disciplina Educação Fiscal nas Universidades Federais, incluindo a Universidade de São Paulo - USP. Como instrumento de pesquisa, aplicou-se questionários. A amostra correspondeu a 252 alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis da UnB, os quais opinaram acerca da relevância do tema abordado. Foi feito também um levantamento em 41 Universidades Federais mais a USP para verificar a existência da disciplina Educação Fiscal nos cursos de graduação em Ciências Contábeis. Os resultados demonstraram que: a grande maioria dos alunos consideram que a Educação Fiscal é fundamental para a formação do cidadão e para a capacitação profissional; apenas UFRN, UFES, UNIFESP e USP disponibilizam a disciplina de maneira regular optativa. E o Programa Nacional de Educação Fiscal - PNEF sendo um programa disseminador de conhecimentos da Educação Fiscal, ainda não conseguiu alcançar todo o público alvo. Dessa forma, o estudo demonstra a necessidade de mais investimentos em Programas de Educação Fiscal voltados às escolas, principalmente no ensino médio e a inclusão da disciplina pelas Universidades Federais do Brasil nos cursos de graduação em Ciências Contábeis.
Abstract: Fiscal education is fundamental for the development and training of citizens, because it aims to instruct them on the importance of the exercise of citizenship, and to raise awareness about the socio-economic importance of the tributes. The main purpose of the present work was to verify the perception of the students of the undergraduate degree in Accountings of the University of Brasília - Brasília on the importance of fiscal education for the formation of the citizen, as well as the verification and Comparison of the menus and objectives of the discipline fiscal education in public federal universities, including University of São Paulo - USP. As a research tool, questionnaires were applied. The sample corresponded to 252 students of the undergraduate degree in Accounting sciences of the University of Brasília, who opined on the relevance of the topic covered. It was also made a survey in 41 Public Federal Universities plus the USP to check the existence of the discipline fiscal education in the undergraduate courses in accountings. The results showed that: the majority of students considered that fiscal education is fundamental for the formation of the citizen and for professional training; only UFRN, UFES, UNIFESP and USP provide the discipline in a regular, elective manner. And the Programa Nacional de Educação Fiscal - PNEF (National Fiscal Education Program) being a disseminating program of knowledge of fiscal education, has not yet managed to reach the entire target audience. In this way, the study demonstrates the need for more investments in fiscal education programs focused on schools, mainly in high school and the inclusion of the discipline by Federal Universities of Brazil in the undergraduate courses in accountings.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
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