Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2261
Título: | As relações de gênero no cotidiano da escola |
Autor(es): | Costa, Diego Souza Duarte |
Orientador(es): | Carvalho, Sônia Marise Salles |
Assunto: | Educação de crianças Relações de gênero Crianças - formação |
Data de apresentação: | 18-Jul-2011 |
Data de publicação: | 5-Jan-2012 |
Referência: | COSTA, Diego Souza Duarte. As relações de gênero no cotidiano da escola. 2011. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente trabalho discute acerca da importância e influência das relações de gênero na vida dos alunos da educação infantil. O tema foi pensado a partir de pesquisas e estudos sobre as temáticas de gênero e sobre a educação infantil. Dessa forma, foi construído ao longo dos capítulos um quadro teórico para fundamentar o tema escolhido, permitindo que o leitor tenha uma compreensão maior sobre os assuntos abordados. Trabalhar com educação é importante, mas é preciso ter cuidado com a forma como o trabalho será desenvolvido pelo profissional. Por se tratar de uma área responsável pela formação dos indivíduos, muitas dos ensinamentos e valores passados na escola acabando fazendo parte da vida do indivíduo, fazendo com que, muitas vezes, ele internalize e cristalize o que foi aprendido como verdade absoluta. Nesse sentido, percebe-se que é necessário ter uma certa cautela com o que será dito e passado ao aluno, pois muitas vezes, uma simples frase inofensiva pode estar carregada de preconceito, e dizer tal frase em uma sala de aula só promove ainda mais a desigualdade. Porém, percebe-se que esta desigualdade presente na sociedade possui várias áreas de atuação, e uma delas é a área de gênero. Portanto, esta pesquisa foi realizada na tentativa de tentar elucidar as questões de gênero presente no dia a dia dos alunos da educação infantil. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2261 |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons