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dc.contributor.advisorGontijo, Pedro Ergnaldo-
dc.contributor.authorCarvalho, Nális Torres de-
dc.identifier.citationCARVALHO, Nális Torres de. Educação: dialogando com Bell Hooks sobre a educação brasileira. 2018. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho contribui para uma reflexão provocativa da realidade da educação brasileira, mostrando que essa não corresponde a um lugar neutro, despido de interesses sociais e econômicos. A educação vigente tende a servir aos propósitos da hegemonia dominante, reproduzindo mecanismos de desigualdade, e consequentemente a perpetuação de discriminação de raça/cor, gênero e classe social por diversos mecanismos. Para auxiliar a enxergar e discutir essa realidade, tem-se o auxílio da produção teórica de pensadores como bell hooks, Apple e Frigotto. O objetivo, primeiramente é constatar de que a educação brasileira vem servindo a propósitos de replicação de desigualdades, e, posteriormente, verificar que é possível a existência de outros modelos que propiciem uma educação libertadora.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação emancipadorapt_BR
dc.subject.keywordDesigualdade socialpt_BR
dc.titleEducação : dialogando com Bell Hooks sobre a educação brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-14T14:29:53Z-
dc.date.available2019-10-14T14:29:53Z-
dc.date.submitted2018-12-03-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22609-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The present work contributes to a provocative reflection on the reality of Brazilian education, showing that this does not correspond to a neutral place, stripped of social and economic interests. Current education tends to serve the purposes of dominant hegemony, reproducing mechanisms of inequality, and consequently the perpetuation of discrimination of race / color, gender and social class by various mechanisms. To aid in viewing and discussing this reality, one has the help of the theoretical production of the thinker bell hooks, Apple and Frigotto. The objective, firstly, is to verify that Brazilian education has been serving the purpose of replication of inequalities, and, later, to verify that it is possible the existence of other models that provide a freedom education.pt_BR
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