Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/22575
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaGlauciaDaSilvaPinheiro_tcc.pdf295,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A adaptação literária para jovens leitores brasileiros : análise da coleção “Abril Cultural: clássicos adaptados da literatura infantil”
Autor(es): Pinheiro, Ana Gláucia Da Silva
Orientador(es): Silva, Ana Cláudia da
Assunto: Cânones da literatura
Crianças - livros e leitura
Literatura infanto-juvenil
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 10-Out-2019
Referência: PINHEIRO, Ana Gláucia Da Silva. A adaptação literária para jovens leitores brasileiros: análise da coleção “Abril Cultural: clássicos adaptados da literatura infantil”. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a literatura infantil no Brasil, a partir de adaptações de obras estrangeiras. Uma breve introdução histórica apresenta a inserção da literatura infantil no contexto cultural da humanidade, revelando as primeiras adaptações necessárias para a abertura e ampliação do espaço literário para crianças na sociedade do século XVIII. A pesquisa realizada levanta questionamentos cruciais para o desempenho da categoria literária em âmbitos escolares, e a resistência nas diversas conjunturas da realidade moderna. A análise da coleção de livros “Abril Cultural: Clássicos adaptados da literatura infantil”, lançada durante a década de 70, pretensiosamente apresenta um levantamento de dados bibliográficos conferidos e analisados, que representam a identidade das obras existentes e a influência sobre a formação de leitores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons