Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/22563
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BrendaOndinaCastroDeSouza_tcc.pdf353,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A periferia no centro da análise : resistência cultural da juventude periférica, ressignificação dos espaços e subversão dos padrões pejorativos
Autor(es): Souza, Brenda Ondina Castro de
Orientador(es): Trindade, Thiago Aparecido
Assunto: Periferia
Ceilândia (DF)
Direito à cidade
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 9-Out-2019
Referência: SOUZA, Brenda Ondina Castro de. A periferia no centro da análise: resistência cultural da juventude periférica, ressignificação dos espaços e subversão dos padrões pejorativos. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho busca contribuir para uma visão positiva da periferia frente a tantas outras pejorativas. Com base em experiências e vivências de movimentos de ressignificação de espaços periféricos, o objetivo foi fazer um debate a respeito de combate à segregação e busca de inclusão que contou com aparatos históricos e teóricos para compreender processos hegemônicos e heterogêneos complexos. Os citados textos trataram de expor experiências positivas em diversas periferias. Com enfoque na cidade de Ceilândia como berço de produções culturais significativas foi explicitada a específica segregação desenvolvida pelo plano urbanístico de Brasília. Os atuais avanços independentes da cidade de Ceilândia por meio de instrumentos culturais e programas como o Jovem de Expressão mostram caminhos promissores para a resistência cultural de juventude periférica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2018.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons