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Título: Memorial do filme Esperança Camelô : histórias e conflitos da profissão camelô na Rodoviária do Plano Piloto em Brasília-DF
Autor(es): Alencar, Pedro Henrique Carvalho
Orientador(es): Silva, Fernanda Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier da
Assunto: Trabalho informal
Subemprego
Documentário (Cinema)
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 8-Out-2019
Referência: ALENCAR, Pedro Henrique Carvalho. Memorial do filme Esperança Camelô: histórias e conflitos da profissão camelô na Rodoviária do Plano Piloto em Brasília-DF. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O filme documental que compõe este memorial narra histórias e conflitos sobre o trabalho informal. Gravado na Rodoviária do Plano Piloto em Brasília e com inspiração etnográfica, o registro contempla os paradoxos da globalização, que se materializam como “globalitarismo”, nas palavras de Milton Santos, para milhares de trabalhadores informais no Brasil. A partir de discussões sobre o universo da profissão de camelô, especialmente sobre a fiscalização, a rua e a pirataria, exploro no filme diferentes e, às vezes, contraditórios significados dessas expressões. As entrevistas ocorreram em feiras populares, entre os camelôs que se organizam como vendedores na plataforma superior da rodoviária do Plano Piloto, na Feira dos Importados em Brasília e no Mercado Ver-o-Peso em Belém do Pará. No estudo que compõe este memorial apresento dados quantitativos (IBGE, BSA, Oxfam, Agefis,), e descrevo o trabalho de pesquisa de campo para execução do documentário a partir da observação e entrevistas realizadas nas localidades citadas. Assim, o camelô brasileiro é estudado em números, imagens e depoimentos dos mesmos, em perspectiva com a difícil realidade do mercado de trabalho e dessa profissão. São retratados trabalhadores mais antigos na profissão, que buscaram e conquistaram dignidade a partir de seu exercício e organizam seus projetos de vida como camelôs, assim como profissionais que exercem esse ofício há pouco tempo e que organizam seus projetos de vida para deixarem de ser camelô. Nesse cenário emergem temas como o desemprego, a pobreza e a repressão policial. São abordadas as novas dinâmicas de consumo, bem como os processos produtivos atuais do capitalismo, que transformam e impactam o trabalho e/ou emprego dos personagens. Desenvolvo uma reflexão sobre a visão dos próprios camelôs sobre a pirataria, sobre o trabalho nas ruas, seus significados simbólicos relacionados à divisão de classes sociais e aos espaços urbanísticos em Brasília.
Abstract: The movie that integrates this memorial narrates stories and conflicts about informal work. Recorded at the Rodoviária do Plano Piloto in Brasília and with ethnographic inspiration, the recording contemplates globalization's paradoxes, that materializes itself as "Globalitarism" in the words of Milton Santos, for thousands of informal workers in Brazil. Starting from the discussions about the world of the "camelô"'s profession, specialy regarding fiscalization, streets and piracy, I explore different, and sometimes contraditory, meanings of this expressions. The interviews and recordings occured in popular fairs, among the "camelôs" that organizes themselves as sellers at the Superior Platform of the Rodoviária do Plano Piloto, the Feira dos Importados in Brasília, and at the Ver-o-Peso market at Belém do Pará. In the studies that integrates this memorial I present quantitative data, (IBGE, BSA, Oxfam, Agefis), and describe the work of field research for the execution of this documentary starting from the observation of the enterviews collected at the previously stated locations. Having that said, the brazilian "camelô" is studied in numbers, images and testimonies of themselves put in perspective with the tough job market and professional realities. Older workers are pictured in the movie, people that seeked and conquered dignity from their labour and organize their lives as "camelôs" as well as newcomers that face this profession as one step in the ladder for their life plans and then leave it behind. Subjects such as unemployment, poverty and police repression emerge all along the movie. The movie adresses new dynamics about consumption, as well as capitalism's today's productive processes that transform or impact the work and the employment of the characters. I develop a reflection about the "camelôs" view about piracy about street work and it's symbolic meanings related to the class division and urban spaces in Brasília.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, habilitação em Comunicação Organizacional, 2018.
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