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Título: Ações e estratégias da gestão escolar no processo de inclusão
Autor(es): Montijo, Carolina Magalhães
Orientador(es): Sousa, José Vieira de
Assunto: Educação inclusiva
Inclusão escolar
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: Nov-2018
Data de publicação: 7-Out-2019
Referência: MONTIJO, Carolina Magalhães. Ações e estratégias da gestão escolar no processo de inclusão. 2018. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cavalcante/GO, 2018.
Resumo: A inclusão dos alunos com necessidades especiais passou a ser vista como a melhor maneira de democratizar as oportunidades educacionais. O número de estudantes com algum tipo de necessidade especial cresce a cada ano na rede regular de ensino, mas apesar do avanço, a maioria continua sem ter seus direitos garantidos. O que foi assegurado pela constituição não é ainda suficiente num país que atende precariamente as necessidades básicas de seu povo. A presente pesquisa teve como foco investigar as ações e estratégias da gestão escolar no processo de inclusão e utilizou-se de documentos e leis no que se refere a gestão escolar e inclusão. No entanto, só as leis e a pedagogia não bastam para assegurar a educação como “direito de todos”, as pessoas precisam mudar de atitude frente à deficiência, encontrar outros caminhos para assegurar a todos o direito à educação. Por isso, devemos nos conscientizar de que as limitações impostas pela deficiência não deve ser vista como impedimentos, pois está visão prejudica o desenvolvimento individual que depende do convívio e da interação com o outro. A aplicação do questionário possibilitou verificar a problemática da pesquisa que é se a escola está preparada para inclusão de alunos com necessidade especiais e se os gestores escolares planejam ações e estratégias que venham a garantir a inclusão destes alunos. Os dados alertam para uma escola com necessidade de ações e estratégias dos gestores escolares, buscando colocar em prática uma educação de qualidade para todos previstas em lei e buscar no Projeto Político Pedagógico proporcionar o direcionamento de toda a equipe escolar.
Abstract: The inclusion of students with special needs has come to be seen as the best way to democratize educational opportunities. The number of students with some special needs grows every year in the regular education network, but despite the advance, most continue without having their rights guaranteed. What has been ensured by the constitution is not yet sufficient in a country that precariously meets the basic needs of its people. The present research aimed to investigate the actions and strategies of school management in the inclusion process and used documents and laws regarding school management and inclusion. However, only laws and pedagogy are not enough to ensure education as "everyone's right", people need to change their attitude towards disability, find other ways to assure everyone the right to education. Therefore, we must be aware that the limitations imposed by disability should not be seen as impediments, because this vision harms the individual development that depends on the interaction and interaction with the other. The application of the questionnaire made it possible to verify the research problem that is if the school is prepared to include students with special needs and if the school managers plan actions and strategies that will guarantee the inclusion of these students. The data alert to a school with the need for actions and strategies of school managers, seeking to put into practice a quality education for all provided by law and seek in the Political Pedagogical Project to provide the guidance of all school staff.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
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