Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22504
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FellipeCesarBatistaCastro_tcc.pdf765,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência do esporte coletivo nas aulas de educação física escolar : um olhar por meio do voleibol
Autor(es): Castro, Fellipe César Batista
Orientador(es): Athayde, Pedro Fernando Avalone
Assunto: Voleibol para crianças
Educação física para crianças
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 4-Out-2019
Referência: CASTRO, Fellipe César Batista. A influência do esporte coletivo nas aulas de educação física escolar: um olhar por meio do voleibol. 2017. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O ensino da Educação Física nas escolas passou por diversas transformações ao longo do tempo e adotou várias maneiras de abordar o movimento humano e seus desdobramentos. Inicialmente utilizando-se do método Higienista e Militarista, que valorizava o desenvolvimento do físico e se valia de práticas oriundas dos treinamentos militares, a Educação Física não tinha um aprofundamento teórico e era utilizada como profilaxia às doenças da época. Com o surgimento do Método Desportivo Generalizado as aulas passaram a ser voltadas ao treinamento para os esportes e os professores se tornaram praticamente treinadores. No Brasil, com a ascensão da ditadura militar houve uma valorização ainda maior do treinamento esportivo com a intenção de alçar o país no rol das grandes potências mundiais. Porém, com o fim da ditadura, houve o início de uma discussão em torno do verdadeiro papel da Educação Física escolar. Foi então que se adotou o termo cultura corporal e iniciou-se um movimento acadêmico que busca ressaltar o caráter crítico, o papel social e de formação humana que a Educação Física deve ter. Na contramão desse movimento, as aulas ainda permanecem em sua maioria voltadas basicamente aos esportes coletivos mais tradicionais (voleibol, basquete, futsal e handebol), negligenciando os demais conteúdos da cultura corporal que podem ser vivenciados pelos alunos. Diante disso, esse estudo procura investigar tal predominância do esporte coletivo, quais as suas consequências na formação dos alunos e visa propor soluções, tanto no intuito de diversificar as aulas, quanto na ideia de usar o esporte como mais uma ferramenta pedagógica e não como único conteúdo da Educação Física escolar. Para tais propostas, o estudo se valerá de uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo em um clube de voleibol do Distrito Federal, utilizando assim esse esporte para um estudo de caso.
Abstract: The teaching of Physical Education in schools has undergone several transformations over time and has adopted various ways of explaining human movement and its characteristics. Initially using the Hygienist and Militarist method, which valued the development of the physique and used practices from military training, Physical Education did not have theoretical deepening and was used as prophylaxis to the diseases of the time. With the advent of the Generalized Sports Method, classes began to focus on training for sports and teachers became practically coaches. In Brazil, with the rise of the military dictatorship there was an even greater appreciation of sports training with the intention of raising the country in the role of the great world powers. However, with the end of the dictatorship, a discussion began about the true role of Physical Education in school. It was then the term corporal culture was adopted and an academic movement was initiated whose aim is to emphasize the critical character, the social role and of human formation that Physical Education must have. In contrast to this movement, most classes still focus mainly on traditional collective sports (volleyball, basketball, futsal and handball), neglecting the other contents of the body culture that can be experienced by the students. Therefore, this study seeks to investigate this predominance of collective sport, its consequences in the students' learning and aims to propose solutions, both in order to diversify the classes, and in the idea of using sport as a pedagogical tool rather than as a single content of the Physical Education in school. For such proposals, this study will be based on a bibliographical review and a field research in a volleyball club of the Federal District, thus using this sport for a case study.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons