Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22499
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RebecaDeOliveiraAlvesPucci_tcc.pdf729,94 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPederiva, Patrícia Lima Martins-
dc.contributor.authorPucci, Rebeca de Oliveira Alves-
dc.identifier.citationPUCCI, Rebeca de Oliveira Alves. Educação musical: uma experiência na educação infantil. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho investigou um processo de educação musical em uma turma da Educação Infantil de um colégio bilíngue do Distrito Federal. Teve como objetivo principal compreender os diferentes usos e funções da música nesse contexto. Buscou-se, por meio de observações, analisar em quais momentos a música se apresentava como educação musical ou como funções alheias. O trabalho foi dividido em quatro capítulos: O capítulo 1 realizou uma revisão de literatura sobre a Educação Infantil; O capítulo 2 realizou uma revisão de literatura sobre a Educação Musical; O capítulo 3 tratou da metodologia, a abordagem metodológica parte de uma pesquisa qualitativa por meio de observação participante, tendo como instrumentos principais os momentos em sala de aula eoutros momentos com a professora de música; O capítulo 4 finaliza com uma discussão e analise dos resultados. A pesquisa está fundamentada em pesquisas, na área de música, que se alicercem na teoria histórico-cultural de Vigotski e, utilizou como premissa de que todo ser humano é um ser musical. Conclui-se que a intencionalidade da forma como a música é utilizada pode variar nas suas funções.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMúsica na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordMúsica e criançaspt_BR
dc.subject.keywordVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934pt_BR
dc.titleEducação musical : uma experiência na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-04T12:16:13Z-
dc.date.available2019-10-04T12:16:13Z-
dc.date.submitted2018-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22499-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The present work has investigated the progress of the music education in a early chil-dhood education class of a bilingual school of the Federal District. Its main objective was to understand the different uses and functions of music, seeking, through obser-vations, to analyze in which moments the music presented itself as music education or as another functions. The work was divided into four chapters: Chapter 1 reviewed the literature about Early Childhood Education; Chapter 2 reviewed the literature about Music Education; Chapter 3 explain the methodology, the approach methodological part of a qualitative research through participant observation, taking into account as the main instruments the moments in the classroom and other moments with thetea-cher of the musical area; Chapter 4 Discussion and analysis of results. The research is based on the historical-cultural, in which it starts as a premise that every man is a musical being. Its concluded that the intencionality of the music can be used in various functions.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons