Título: | Crianças e narrativas : a produção literária como processo de criação |
Autor(es): | Dantas, Caroline Sousa |
Orientador(es): | Oliveira, Paula Gomes de |
Assunto: | Criatividade na escrita Criação (Literária, artística, etc.) |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 2-Out-2019 |
Referência: | DANTAS, Caroline Sousa. Crianças e narrativas: a produção literária como processo de criação. 2018. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Sabendo da importância da língua, seja ela escrita ou falada, o presente
trabalho possui como temática a produção de textos escritos nos primeiros anos do
ensino fundamental, especificamente nos 4° e 5° anos. Amparados pelos estudos de
língua, literatura e escrita a partir de estudos do Parâmetro Nacional Curricular de
Língua Portuguesa – PCN e da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, realizamos
uma análise das produções escritas das crianças de uma escola da rede pública de
ensino do Distrito Federal. Foram analisadas 30 narrativas, com isso, observamos os
seguintes aspectos: tipologia textual, os recursos discursivos, linguísticos e estéticos
de um texto com ênfase na escolha temática, relações texto/imagem e sentimentos
presentes nas produções, todos mediados pela imaginação infantil. Consideramos
também as marcas de autonomia expressas nos livros, tendo em vista a singularidade
de cada sujeito no seu processo de criação, característica explicita nos documentos
estudados para elaboração dessa pesquisa. Percebemos a produção literária como
manifestação de um processo de criação das crianças, condição fundamental para as
práticas de escrita que devem ocorrer na escola. |
Abstract: | Knowing the importance of the language, whether written or spoken, the
present work it has as its theme the production of texts written in the first years of
elementary school, specifically in the 4th and 5th years. Supported by the studies of
language, literature and writing based on studies of the National curricular parameter
of Portuguese language-PCN and the national common curricular Base-BNCC, we
conducted an analysis of the written productions of the children of a school of the
network Public education in the Federal district. Thirty narratives were analyzed, with
this, we observed beyond the textual typology, the discursive, linguistic and aesthetic
resources of a text with emphasis on the thematic choice, text/image relations and
feelings present in the productions, all mediated by Childish imagination. We also
consider the autonomy marks expressed in the books, in view of the uniqueness of
each subject in its creation process, a characteristic that is explicit in the documents
studied for the elaboration of this research. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22486 |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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