Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/22482
Título: | Letramento e ludicidade : concepções e práticas de professoras de educação infantil |
Autor(es): | Santos, Jean Barbosa dos |
Orientador(es): | Mourão, Ireuda da Costa |
Assunto: | Letramento Educação de crianças Atividades lúdicas |
Data de apresentação: | Dez-2018 |
Data de publicação: | 2-Out-2019 |
Referência: | SANTOS, Jean Barbosa dos. Letramento e ludicidade: concepções e práticas de professoras de educação infantil. 2018. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este estudo se insere no campo da Educação Infantil, tendo como foco o ensino da linguagem
escrita nessa etapa educativa. Seu objetivo geral é: Analisar as concepções e práticas de
professoras da Educação Infantil sobre a ludicidade no letramento. Para a realização do estudo,
tomou-se como fundamentação teórica autores, tais como Luckesi (2002; 2014), Massa (2014),
Kishimoto (2003; 2017), Huizinga (2007) e Vigotski (2008) para abordar a ludicidade e suas
relações com o desenvolvimento infantil e a educação de crianças pequenas. Também compõe
essa fundamentação Soares e seus estudos referentes ao letramento e sua relação com a
educação, além de Bassedas, Huguet e Solé (1999) para abordar a Educação Infantil. O estudo
empírico contou com a realização de visitas a um jardim de infância da do Distrito Federal,
onde foram realizadas observações participantes, entrevistas com quatro professoras e a análise
do projeto político-pedagógico da escola. Esse estudo ocorreu de abril a julho e retomado em
outubro e novembro de 2018. Os resultados mostram que as professoras defendem o letramento
na educação infantil, desde que ocorra respeitando a infância e brincar. A ludicidade é por elas
tida como eixo das práticas pedagógicas e que tem grande valor na Educação Infantil. Também
se concluiu que as atividades de letramento se concentram mais em momentos conduzidos pelas
docentes do que em atividades espontâneas das crianças. Apesar disso, foram observadas
atividades em que tanto a ludicidade quanto o letramento estiveram presentes. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons