Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22480
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GleiceKessyaGomesDeAraujo_tcc.pdf1,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Leitura de literatura em sala de aula : caminhos para formar bons leitores
Autor(es): Araújo, Gleice Kessya Gomes de
Orientador(es): Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro
Assunto: Crianças - livros e leitura
Professores alfabetizadores
Literatura infanto-juvenil
Letramento
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 2-Out-2019
Referência: ARAÚJO, Gleice Kessya Gomes de. Leitura de literatura em sala de aula: caminhos para formar bons leitores. 2018. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho apresenta contribuições de como realizar, em sala de aula, leitura de livros literários infantis e o papel do professor como mediador do processo de alfabetização e letramento das crianças. Nesta perspectiva, foi utilizado como referencial teórico para se referir ao ensino de leitura em sala de aula Rouxel (2013). Abramovich (1997), Chrispim (2013), Dalvi (2013) e outros que citaram a importância da leitura prazerosa desde a infância, tendo o professor como um dos responsáveis por despertar esse encantamento nos alunos. Serão apresentadas dez teses propostas por Vitor Manuel de Aguiar e Silva, que pretendem orientar professores a desenvolverem técnicas de ensino mais eficazes em sala de aula. Será pesquisada também a maneira como uma escola particular do Distrito Federal proporciona o desenvolvimento da alfabetização e o letramento por meio da leitura de livros literários. Foi realizada pesquisa de abordagem qualitativa. Foram aplicados questionários às professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental. Com base nas análises dos questionários, foi possível constatar que o ensino de leitura de literatura em sala de aula com uma mediação eficaz do docente, constitui leitores competentes, críticos e autônomos.
Abstract: The present work is made up of classrooms, reading of children's literary books and the role of the teacher as mediator of the process of literacy of children. In this perspective, it was used as a theoretical reference to refer to teaching reading in classroom Rouxel (2013). Abramovich (1997), Chrispim (2013), Dalvi (2013) and others who have cited the importance of reading pleasure from childhood, with the teacher as responsible for awakening this enchantment in students. They will be approached by the theses of Vitor Manuel de Aguiar e Silva, who intend to guide teaching techniques later in the classroom. It will also be investigated how a private school in the Federal District provides literacy by reading literary books. Qualitative approach research was carried out. Questionnaires were used to teachers of the first year of elementary school. Based on the analysis of the questionnaires, it was possible that the teaching of reading continued in the classroom with an effective mediation of teaching, on the competence of readers, critical and autonomous.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons