Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2248
Título: | Ser professor na escola inclusiva : desafios e conquistas |
Autor(es): | Gonçalves, Ilma Aparecida |
Orientador(es): | Pinto, Viviane Fernandes Faria |
Assunto: | Educação inclusiva Professores de educação especial - formação |
Data de apresentação: | 30-Abr-2011 |
Data de publicação: | 5-Jan-2012 |
Referência: | GONÇALVES, Ilma Aparecida. Ser professor na escola inclusiva: desafios e conquistas. 2011. x, 70 f. Monografia Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | Com este estudo objetivou-se identificar e analisar as percepções de um grupo de professores da rede pública do DF, sobre o processo de inclusão escolar, buscando verificar como estão sendo oportunizadas reflexões sobre o cenário inclusivo; investigar o conjunto de condições de trabalho dos professores que trabalham em sistemas inclusivos, bem como averiguar as condições de trabalho e a formação continuada desses professores dentro do processo educacional inclusivo. Para alcançar tais objetivos foi utilizada uma pesquisa de campo empírica. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e aplicação de um questionário fechado a um grupo de professores do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do Distrito Federal. Os dados coletados foram submetidos a uma análise qualitativa e quantitativa. Os resultados apontaram para a existência de um sentimento de despreparo e angústia por parte dos professores no desenvolvimento do trabalho inclusivo por falta de formação específica e falta de estrutura física de acessibilidade na instituição escolar. Contudo percebeu-se a construção de estratégias pessoais de superação, pautadas na cooperação e interação do grupo escolar. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2248 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons