Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22479
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GabrielaRibeiroLima_tcc.pdf698,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Filosofia com crianças no Brasil
Autor(es): Lima, Gabriela Ribeiro
Orientador(es): Devechi, Catia Piccolo Viero
Assunto: Crianças e filosofia
Filosofia e ensino
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 2-Out-2019
Referência: LIMA, Gabriela Ribeiro. Filosofia com crianças no Brasil. 2018. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho traz reflexões sobre o ensino de filosofia com crianças no Brasil. A singularidade filosófica leva a infância a uma perspectiva legítima do comportamento humano e da experiência humana. Anos de estudos mostram que a experiência da filosofia não precisa ser incompatível com a infância. O ingresso da filosofia nas escolas é uma possibilidade educacional para desenvolver o pensamento das crianças e torná-las mais reflexivas do mundo ao seu redor. A pesquisa tem os seguintes objetivos: compreender como a filosofia com crianças está sendo trabalhada atualmente no Brasil; averiguar as compreensões atuais sobre o assunto e conhecer a perspectiva de um especialista sobre a atualidade da proposta de filosofia com crianças no Brasil. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o que tem sido defendido no Brasil em torno da prática filosófica com crianças e, uma entrevista estruturada realizada com o especialista em filosofia com crianças no Brasil, o professor Walter Omar Kohan. Os resultados apontam para uma proposta de Filosofia com Crianças que está em constante reconstrução e que impactou o ensino e aprendizagem de crianças nas escolas onde foi desenvolvida, especialmente nas escolas públicas do Brasil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons