Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo identificar e analisar as condições de implantação do Projeto Um Computador por Aluno na Escola Classe 102 no Recanto das Emas. O problema de pesquisa investigado foi: a implantação do Projeto UCA atende a fatores como infra-estrutura, suporte técnico e conectividade, visto que são algumas das condições essenciais para o êxito do programa. O referencial teórico pautou-se na relação Tecnologia, Sociedade da Informação e Inclusão Digital, destacando-se a relação da Tecnologia na educação como recurso pedagógico. Em seguida, foi explorado o programa Um Computador por Aluno, em seus aspectos históricos e características fundamentais. Foi adotada uma pesquisa de abordagem qualitativa, com caráter exploratório, a partir de uma pesquisa de campo realizada na escola. Para a coleta dos dados, foi realizada entrevista semi estruturada com o gestor da escola, bem como aplicação de questionários e observação das aulas ministradas pelos professores. Os resultados apontam que a conduta do gestor e o início do curso de formação para a utilização do computador UCA aos funcionários da escola foram fatores que facilitaram a utilização do laptop como recurso pedagógico. Contudo, os resultados também mostraram que o suporte técnico do equipamento e da internet não são eficientes, o que dificulta o desenvolvimento das atividades planejadas pelos professores. Outro aspecto verificado foi se o programa contribui com a promoção da inclusão digital. Considerando que o processo de inclusão digital envolve, além do acesso às tecnologias, a capacidade de manejá-las e de integrá-las aos afazeres cotidianos, de utilizá-las para o exercício da cidadania; os resultados mostram que o programa atingiu parte do processo de inclusão digital, visto que os alunos tem acesso ao computador, sabem manejá-lo, mas ainda não integram o uso do recurso aos afazeres do dia-dia, pois são impossibilitados de levar o laptop para casa devido ao compartilhamento do equipamento com o estudante do turno contrário. Esses resultados apontam a necessidade de se oferecer um suporte técnico eficiente, visto que esse aspecto é de suma importância para o bom andamento do programa, proporcionando aos alunos os benefícios advindos da utilização do computador. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This conclusion of course work aimed to identify and analyze the conditions of implementation of the Project One Computer per Student School Class 102 in Recanto das Emas. The research problem was investigated: the implementation of UCA Project serves to factors such as infrastructure, technical support and connectivity, as are some of the conditions essential to the success of the program. The theoretical relationship was based on Technology, Information Society and Digital Inclusion, highlighting the relationship of technology in education as an educational resource. It was then explored the program One Laptop per Student, in its historical and fundamental characteristics. We adopted a qualitative approach to research, exploratory, from a field research conducted in school. For data collection, semi-structured interview was conducted with the manager of the school as well as questionnaires and observation of classes taught by teachers. The results show that the conduct of the manager and the beginning of the training course for computer use UCA school staff were factors that facilitated the use of the laptop as an educational resource. However, the results also showed that the technical support of equipment and the Internet are not efficient, which hinders the development of activities planned by teachers. Another aspect found was that the program contributes to the promotion of digital inclusion. Considering that the process involves digital inclusion, and access to technology, the ability to manage them and integrate them into everyday tasks, to use them for citizenship, the results show that the program had achieved part of the processdigital inclusion, since the students have access to the computer, know how to handle it, but still not part of the resource use for day-day, because they are unable to take the laptop home due to sharing of equipment with the student turn the other way around.These results indicate the need to provide an efficient technical support, as this aspect is of paramount importance for the smooth running of the program, giving students the benefits resulting from computer use. |