Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22458
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LucasNunesDeSousa_tcc.pdf527,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Degradação de glifosato por reação de fenton e foto-fenton usando como fonte de ferro solo do cerrado
Autor(es): Sousa, Lucas Nunes de
Orientador(es): Santos, Marcello Moreira
Assunto: Produtos químicos agrícolas
Agrotóxicos
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 26-Set-2019
Referência: SOUSA, Lucas Nunes de. Degradação de glifosato por reação de fenton e foto-fenton usando como fonte de ferro solo do cerrado. 2019. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O uso de agrotóxicos na lavoura vem a cada dia crescendo no mundo e está ligado ao aumento populacional. No Brasil o glifosato é o agrotóxico mais utilizado além de ocupar o segundo lugar no ranking mundial. Esses produtos apresentam toxicidade tanto para o ser humano como ao meio ambiente e organismos que nele habitam, particularmente quando descartados de maneira inadequada. O tratamento de contaminantes é geralmente difícil e depende da complexidade da estrutura química, principalmente compostos orgânicos, pois dão origem a espécies persistentes e não biodegradáveis. Alternativas como os processos oxidativos avançados (POA) são adequadas para esse tipo de situação. Se fundamentam na formação de radicais hidroxila (OH.), in situ, de natureza muito reativa. Dentre esses processos, os que mais se destacam são a reação de Fenton e foto-Fenton que utilizam íons Fe2+ e Fe3+ junto com peróxido de hidrogênio como catalisadores na produção dos radicais hidroxilas que é extremamente oxidante. Em consequência disso, esse trabalho tem como o objetivo a degradação em baixa escala do herbicida glifosato por meio da reação de Fenton e foto-Fenton em um sistema heterogêneo, catalisados por ferro disponível no solo do cerrado brasileiro. Os resultados se mostraram promissores na degradação do glifosato comercial atingindo completa mineralização do herbicida. O tratamento de glifosato comercial nas concentrações de 768 mg∙L-1 e 1536 mg∙L-1 durante 1 h de reação com a proposta apresentada, resultou na diminuição da concentração inicial em 65,7-100% e atingindo degradação total após um dia. A escolha do solo do cerrado como fonte de ferro é uma alternativa barata, eficiente e simples nas reações Fenton e foto-Fenton.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.22458
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons