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Título: A escola no processo de ressocialização do adolescente em cumprimento de medida privativa de liberdade no DF : uma reflexão
Autor(es): Granja, Daniélli Dotto Marsico
Orientador(es): Mól, Gerson de Souza
Assunto: Socioeducação
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 24-Set-2019
Referência: GRANJA, Daniélli Dotto Marsico. A escola no processo de ressocialização do adolescente em cumprimento de medida privativa de liberdade no DF: uma reflexão. 2019. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esse trabalho busca incentivar uma reflexão por parte dos leitores e pesquisadores a respeito do papel fundamental da Escola dentro de uma Unidade de Internação do Distrito Federal. Essa ponderação é fomentada a partir dos relatos feitos por socioeducandos que responderam ao questionário elaborado pela autora e pelas observações feitas pela mesma durante o desenvolvimento deste trabalho. No trabalho apresentamos um pouco sobre nossa visão a respeito do ensino escolar formal nesse contexto que vem a ser tão peculiar devido às características dos socioeducandos, que diversas vezes os impedem de frequentar a escola comum, sendo defendida por uns e criticada por outros. No entanto, cabe destacar que esse é um direito constitucional desses e de todos os adolescentes brasileiros. A partir de nossas observações e estudos, percebemos que a prática docente nesse contexto é de suma importância para que a ressocialização dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa privativa de liberdade seja alcançada, ou seja, que os mesmos saiam preparados para a cidadania e sejam reconhecidos como indivíduos com direitos e deveres.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.22446
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