Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2242
Título: | O Lar, uma ação afirmativa, como instrumento da pedagogia inclusiva |
Autor(es): | Carvalho, Andreza Laleska Xavier de |
Orientador(es): | Ribeiro, Álvaro Sebastião Teixeira |
Assunto: | Educação inclusiva Programas de ação afirmativa |
Data de apresentação: | 27-Jul-2011 |
Data de publicação: | 5-Jan-2012 |
Referência: | CARVALHO, Andreza Laleska Xavier de. O Lar, uma ação afirmativa, como instrumento da pedagogia inclusiva. 2011. viii, 165 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente trabalho busca analisar a relevância de ações afirmativas, tal qual o objeto de estudo, como um espaço de inclusão proporcionando oportunidades igualitárias. O primeiro capítulo planeia a inclusão através de uma breve abordagem que busca compreender o uso do seu termo. Apresenta em seguida o histórico e trata sobre o conceito da ação afirmativa. O segundo capítulo faz um retrospecto dos aspectos históricos da creche e busca compreender a evolução desta. Faz uma reflexão acerca do paradigma assistencialismo versos educação, a relação com o cuidar e educar presentes no cotidiano de ambientes de educação, instigando possíveis caminhos para uma pedagogia inclusiva e comprometida com o desenvolvimento da criança. Tecendo aos finalmentes o papel social e o acolhimento continuado de acordo com o princípio de solidariedade. Será que as ações afirmativas podem possibilitar mudanças na trajetória educacional a fim de incluírem, crianças de baixa renda, numa sociedade de tantas desigualdades? No terceiro capítulo é apresentada a metodologia e no capítulo seguinte os resultados, a partir de uma análise dos dados coletados. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This study aims to analyze the relevance of affirmative action, like the object of study, as a space to include providing equal opportunities. The first chapter is planning to include with a short approach that seeks to understand your use of the term. Then presents the history and deals with the concept of affirmative action. The second chapter gives a retrospect of the historical aspects of the nursery and seeks to understand the evolution of this. It makes one reflect on the verses education welfare paradigm, the relationship with the care and education in the everyday environments of education, prompting possible paths to a pedagogy committed to inclusive and child development. Weaving finalmentes to host the social role and continued in accordance with the principle of solidarity. Does affirmative action can enable change of career education to include children in a society of so much inequality? In the third chapter presents the methodology and the following chapter the results from an analysis of data collected. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2242 |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons