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Título: Crianças de 4 e 5 anos de idade : o brincar e a criatividade
Outros títulos: Les enfants de 4 e 5 ans : le jouer et la créativité
Autor(es): Silva, Camila Santos
Orientador(es): Castro, Carla Castelar Queiroz de
Assunto: Criatividade nas crianças
Educação de crianças
Professores - formação
Atividades lúdicas
Data de apresentação: Jul-2011
Data de publicação: 5-Jan-2012
Referência: SILVA, Camila Santos. Crianças de 4 e 5 anos de idade: o brincar e a criatividade. 2011. 128 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A criatividade, a ser desenvolvida desde a educação infantil, tem sido valorizada por variados setores da sociedade, inclusive no contexto educacional, pois está sendo considerada como um recurso valioso para se enfrentar os desafios impostos pelo mundo atual. O brincar contribui para o desenvolvimento integral da criança, além de fomentar a criatividade, e, portanto, deve estar presente nos anos da educação infantil. Neste estudo, primeiramente, é feito um referencial teórico sobre temas como a educação infantil, o brincar e a criatividade, e depois é apresentada a pesquisa realizada com o objetivo de analisar como um grupo de professoras de uma escola pública do Distrito Federal compreende o brincar e a criatividade em crianças de 4 e 5 anos de idade. Verificou-se que as docentes compreendem a importância do brincar. Em relação à formação dessas profissionais não tivemos possibilidade de constatar a relevância em sua formação a respeito da ludicidade. O brincar no planejamento não foi uma presença com significado permanente mostrando que muitas vezes ele é relegado a um plano de não importância para o desenvolvimento das crianças. O brincar é uma possibilidade utilizada pelas crianças para a resolução de problemas e demonstração de criatividade. ___________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
La créativité, à être développé depuis l‟éducation infantile, est valorizée par différents secteurs de la société, aussi dans le chemin éducatif, car il est considéré comme une ressource précieuse pour confronter aux défis posés par le monde d'aujourd'hui. Le jouer contribue au développement de l'enfant, au même tamps qu‟il favorise la créativité, et doit, donc, être présente dans les années préscolaires. Tout d‟abord, un apport théorique est fait sur les thémes impliqués dans cette étude, tels que l‟education infantile, le jouer et la créativité, et après, est présentée une recherche realizée avec le but d‟examiner comment un groupe d‟enseignantes dans une école d‟education infantile publique au Distrito Federal comprend le jouer et la créativité chez les enfants de 4 et 5 ans. On a constaté que les enseignants comprennent l'importance du jouer. En ce qui concerne la formation de ces professionnels on n'a pas eu l'occasion de voir la pertinence de leur éducation sur le ludisme. Le jouer dans le plan n'a pas eu une présence de sens permanente, en montrant qu‟il est souvent relégué à une position de non importance pour le développement des enfants. Le jouer est une possibilité utilisée par les enfants pour résoudre les problèmes et faire preuve de créativité.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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