Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22393
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LeticiaLobatoBraga_tcc.pdf615,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da relação entre hospitais de alto e baixo volume com a qualidade do serviço : o caso de infarto agudo do miocárdio no Brasil, 2017
Autor(es): Braga, Letícia Lobato
Orientador(es): Silva, Everton Nunes da
Coorientador(es): Rattner, Daphne
Assunto: Hospitais públicos
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Data de apresentação: 12-Jul-2019
Data de publicação: 6-Set-2019
Referência: BRAGA, Letícia Lobato. Análise da relação entre hospitais de alto e baixo volume com a qualidade do serviço: o caso de infarto agudo do miocárdio no Brasil, 2017. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A avaliação dos serviços de saúde é fundamental. O objetivo deste trabalho é verificar a eficiência dos hospitais brasileiros de alto e baixo volume, associando número de internações por infarto agudo do miocárdio (IAM), realizados pelo Sistema único de Saúde (SUS), com o número de óbitos, custo por internação e permanência hospitalar, levando em consideração as diferenças nas características dos pacientes. Os dados analisados referem-se ao ano de 2017 disponíveis no Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH-SUS) e foram tabulados pelo TABWIN e analisados no Excel (2016). As variáveis usadas foram idade e sexo. Os procedimentos estatísticos utilizados foram o risco relativo (RR) para o indicador taxa de letalidade, e os intervalos de confiança (IC) para os três indicadores: taxa de letalidade, média de custos totais por internação e tempo médio de permanência. No ano desse estudo foram admitidos 102.424 pacientes com diagnóstico de infarto. No grupo de hospitais do SUS com maior volume de internações por IAM os pacientes apresentaram menor risco de morrer do que no grupo de hospitais com menor volume de internações. Recomenda-se que tenha mais monitoramento da qualidade do cuidado e do atendimento, particularmente, em áreas onde se faça necessária a contratação de serviços de menor volume.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2019.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons