Título: | A inclusão do surdo no cotidiano escolar do ensino regular em Ipatinga – MG : subsídios para a ação pedagógica |
Autor(es): | Pereira, Vanilda Simoncello |
Orientador(es): | Oliveira, Rosania Aparecida Stoco de |
Assunto: | Surdos - educação Língua brasileira de sinais Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 30-Abr-2011 |
Data de publicação: | 4-Jan-2012 |
Referência: | PEREIRA, Vanilda Simoncello. A inclusão do surdo no cotidiano escolar do ensino regular em Ipatinga–MG: subsídios para a ação pedagógica. 2011. 52 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | Os surdos, ao longo da sua história, sofreram preconceitos e não se pode dizer que atualmente não sofrem, mas, na cidade de Ipatinga este quadro está mudando gradativamente. A princípio o ensino de Libras acontecia para um pequeno grupo de pessoas que atendiam aos surdos. Atualmente, de cinco anos para cá, expandiu-se, mais profissionais da educação e pessoas da sociedade estão participando dos cursos favorecendo a comunicação entre surdos e ouvintes e entre os próprios surdos. O presente trabalho pretendeu abordar a inclusão de alunos surdos na rede de Ensino Regular no Município de Ipatinga-MG, tendo como principal objetivo estudar o trabalho realizado com surdos em classe regular (7° Ano do Ensino Fundamental), em uma escola pública do município de Ipatinga/MG, no contexto da escola inclusiva. A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa pela preocupação com o processo de construção do conhecimento. O instrumento utilizado para a coleta de dados foram questionários aplicados a dois professores, dois alunos surdos e dois intérpretes, bem como observações com registro iconográfico. Os resultados mais relevantes foram a detecção de uma maior necessidade de difundir a Libras para um contingente maior de pessoas, melhorando ainda mais a comunicação dos surdos com as pessoas ouvintes. Foi observado um grande interesse dos surdos em aprender, dos professores e intérpretes em continuar estudando Libras para um melhor desempenho profissional e pessoal, um bom relacionamento dos surdos com todos. Este estudo não se esgota aqui, nem tampouco tem a pretensão de solucionar os problemas enfrentados na educação dos surdos, mas, fornecer subsídios para uma reflexão sobre o tema e dados relevantes para futuras pesquisas na área da surdez. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2239 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|