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https://bdm.unb.br/handle/10483/2237
Título: | Inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas séries iniciais |
Autor(es): | Freitas, Marineide Martins de Oliveira |
Orientador(es): | Queiroz, Esmeralda Figueira |
Assunto: | Crianças deficientes - educação Professores de educação especial Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 16-Abr-2011 |
Data de publicação: | 4-Jan-2012 |
Referência: | FREITAS, Marineide Martins de Oliveira. Inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas séries iniciais. 2011. v, 56 f. Monografia Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. Para isso investigou os principais fatores deste processo como: a preparação dos professores e suas práticas pedagógicas, dentre elas destaca-se a adequação curricular. Fundamentou-se na teoria sociointeracionista de Vigotsky. A pesquisa empírica seguiu o modelo qualitativo e utilizou entrevista semi estruturada realizada com seis professoras. Concluiu-se que os professores promovem a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais por meio do aperfeiçoamento profissional e pela valorização da aprendizagem dos alunos, reconhecendo como possibilidade de provocar mudanças significativas na vida escolar desses sujeitos. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2237 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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