Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22357
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_NairaRubiaRodriguesPereira_tcc.pdf3,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Manual de orientação aos cuidadores e pacientes com Doença de Parkinson
Autor(es): Pereira, Naira Rúbia Rodrigues
Orientador(es): Furia, Cristina Lemos Barbosa
Assunto: Cuidadores
Cuidados com os doentes
Data de apresentação: 6-Dez-2017
Data de publicação: 2-Set-2019
Referência: PEREIRA, Naira Rúbia Rodrigues. Manual de orientação aos cuidadores e pacientes com Doença de Parkinson. 2017. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Inicialmente à proposição do meu trabalho era realizado um Projeto de Extensão sobre a FONOAUDIOLOGIA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE, a qual visava promover as diversas áreas da Fonoaudiologia. A partir deste projeto, surgiram vários outros com a mesma proposta, dentre eles, o Projeto Saúde do Idoso. Em uma de suas ações, foi realizada palestras na Associação Parkinson Brasília sobre Disfagia e segurança alimentar, onde o criador da Associação, Coronel Carlos Anibal Pyles Patto manifestou à orientadora do projeto, Dra. Cristina Lemos Barbosa Furia, sobre o interesse em substituir o folheto utilizado correntemente por um manual atualizado, com o intuito de divulgar a doença e sanar algumas dúvidas frequentes de indivíduos com doença de Parkinson e seus cuidadores. Ao escolher a linha de pesquisa para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), havia o interesse em doenças neurodegenerativas, portanto, a orientadora sugeriu a criação de um manual. Diante disto, o intuito deste trabalho foi realizar entrevistas aos membros da Associação e criar um manual de orientação a pessoas com doença de Parkinson e seus cuidadores contendo os aspectos técnicos da doença e os cuidados com este público, incluindo relatos e dicas, a fim de estimular, positivamente, na qualidade de vida dessas pessoas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2017.
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons