Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22354
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_SueliProbioDaSilva_tcc.pdf503,19 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCalabre, Lia-
dc.contributor.authorSilva, Sueli Probio da-
dc.identifier.citationSILVA, Sueli Probio da. Instituição escolar: celeiro de artistas. 2019. 50 f., il. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Barretos-SP, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2019. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Barretos.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa com abordagem teórico-prática na arte/educação, cultura e patrimônio é desenvolver uma proposta reflexiva quanto à importância do professor como mediador das artes para o incentivo do educando e o desenvolvimento das suas habilidades pelo prazer do fazer artístico, bem como, a ação pedagógica interdisciplinar referente à educação a partir das atividades de Artes Visuais e Teatro na escola. Como norteadores desta construção textual, a teoria de Ana Mae Barbosa, Ingrid Dormien Koudela, assim como a leitura de outros renomados autores, serão utilizadas como embasamento teórico deste trabalho. Também faremos uso de alguns materiais coletados como ilustração de vivências práticas entre o período de 2009 a 2014, desenvolvido na instituição escolar denominada E. M. João Baroni do município de Barretos, interior de SP, onde tive a oportunidade de ministrar aulas de teatro no período citado. Desta forma descreveremos alguns dos experimentos artísticos desenvolvidos com os alunos através dos trabalhos interdisciplinares que contribuíram positivamente para a melhoria do quadro negativo da escola e comportamental dos alunos. Para tanto, faremos uso de imagens e links (registros de vídeos) com relatos de profissionais e educandos que participaram e perceberam as artes, como ferramentas indispensáveis e fundamentais no processo de aprendizagem educacional vinculados à aprendizagem da sala comum.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArte na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeatro escolarpt_BR
dc.titleInstituição escolar : celeiro de artistaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-30T12:56:41Z-
dc.date.available2019-08-30T12:56:41Z-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22354-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This research main objective - through a practical-theoretical approach in art/education, culture and patrimony - is to develop a reflexive discussion about the importance of teachers as art mediators who are able to encourage and support their students on developing artistic skills and artistic interests. Also, it discusses interdisciplinary pedagogical actions related to education in the field of the Visual Arts and Theater in School. In order to have a well established theoretical basis, this research will use the theories of Ms. Ana Mae Barbosa, Ms. Ingrid Koudela Dormien and the reading of other renowned authors as its main sources. Also, we will use some materials collected as an representations of practical experiences between the years of 2009 to 2014, developed in the school institution named E. M. John Baroni of Barretos city, São Paulo state, in Brazil, where I had the opportunity to teach classes in the referred period. Some of the artistic experiments developed with students through interdisciplinary work will be described, as well as their results which proved that those experiments contributed positively on student‟s scholar development. To do so, we will use images and links (video records) with reports of professionals and students who participated in the process and were able, by the end of the process, to see the arts as essential and fundamental experiences in the educational learning process linked to general learning in any classes.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação e Patrimônio Cultural e Artístico



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons