Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/22352
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RaquelFrotaRodrigues_tcc.pdf461,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A representação arqueológica do índio no Museu Nacional do Século XIX
Autor(es): Rodrigues, Raquel Frota
Orientador(es): Silva, Anna Paula da
Assunto: Arqueologia
Eurocentrismo
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 29-Ago-2019
Referência: RODRIGUES, Raquel Frota. A representação arqueológica do índio no Museu Nacional do Século XIX. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Rio Branco-Acre, 2019.
Resumo: O trabalho de pesquisa bibliográfica visa explorar a representação arqueológica do índio no Museu Nacional do século XIX. O objetivo é explicitar a forma pela qual diversas comunidades indígenas foram retratadas para a população brasileira, tendo como pano de fundo a realidade colonial da época. A metodologia adotada para responder tais questionamentos é própria da análise bibliográfica, tendo como base documentos históricos, livros e artigos de célebres autores que estudam os usos e costumes à época evocados.
Abstract: The work of bibliographical research aims to explore the archaeological representation of the Indian in the National Museum of the nineteenth century. The objective is to explain how different indigenous communities were portrayed for the Brazilian population, having as background the colonial reality of the time. The methodology used to answer such questions is based on bibliographic analysis, based on historical documents, books and articles by famous authors who study the customs and customs evoked at the time.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2019. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância.
Aparece na Coleção:Educação e Patrimônio Cultural e Artístico



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons