Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2235
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_NelsondeMouraCosta.pdf182,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inter-relação, autonomia e sucesso escolar
Autor(es): Costa, Nelson de Moura
Orientador(es): Rodrigues, Francisco Neylon de Souza
Assunto: Professores e alunos
Rendimento escolar
Aprendizagem
Educação - autonomia
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 4-Jan-2012
Referência: COSTA, Nelson de Moura. Inter-relação, autonomia e sucesso escolar. 2011. vii, 47 f. Monografia Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo enfoca questões de inter-relações, autonomia e sucesso escolar em uma escola pública de Ensino Médio de Brasília/DF, tendo como objetivo principal a verificação da inter-relação entre professor-aluno em sala de aula, com a perspectiva de que esta inter-relação seja positiva para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Também verificamos a autonomia individual do aluno como mola propulsora de seu próprio desenvolvimento com a participação do agente chave, que é o professor, para que isso ocorra. Portanto, fizemos uma pesquisa qualitativa, analisando algumas possibilidades do fracasso escolar ter a gêneses no ruído da interação entre professor-aluno. Além disso, desenvolvemos um rápido estudo bibliográfico sobre as causas do mesmo, sobre inter-relação social na perspectiva histórica e autonomia segundo o construtivismo na visão de Paulo Freire. Percebemos a necessidade da interação mais positiva entre professor-aluno e a partir dessa interação despertar sua própria autonomia para seu crescimento escolar e pessoal. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Interrelationships, autonomy and academic success in a public school School of Brasilia / DF, with the main objective verification of the interrelationship between teacher and student in the classroom, with the prospect that this interrelationship is positive development and student learning. We also checked the individual autonomy of the student as a springboard for their own development with the participation of key staff member who is the teacher. For this, we did an empirical study analyzing some possible school failure, and bibliographic study on the causes of it on social interrelationships in the historical perspective and autonomy according to the Constructivism in the vision of Paulo Freire. We realized the need for more positive interaction between teacher-student interaction and from that awaken their own autonomy for their school and personal growth.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2235
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons