Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22346
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LigiaMeloDosSantos_tcc.pdf10,87 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A arquitetura de ontem e de hoje em Cataguases (MG) : reflexões sobre a simultaneidade de estilos
Autor(es): Santos, Lígia Melo dos
Orientador(es): Corrêa, Antenor Ferreira
Assunto: Patrimônio histórico
Arquitetura e história
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 29-Ago-2019
Referência: SANTOS, Lígia Melo dos. A arquitetura de ontem e de hoje em Cataguases (MG): reflexões sobre a simultaneidade de estilos. 2019. 45 f., il. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender o processo histórico/arquitetônico ocorrido na cidade de Cataguases - MG desde os anos 40 até os dias de hoje no que se refere aos edifícios tombados. As impressões dar-se-ão na forma de relatos pessoais escritos após pesquisa de campo para verificar como está a cidade atualmente. Os objetivos específicos desta pesquisa constituem-se em refletir sobre a simultaneidade de estilos que convivem nos projetos arquitetônicos, nas obras artísticas e nas fotografias da arquitetura da cidade. Assim, serão realizadas análises de projetos de arquitetura da cidade visando um melhor entendimento do processo de Patrimônio Cultural da região. A metodologia utilizada para a pesquisa foi o estudo de caso, que agiu como principal ferramenta a pesquisa de campo. A visita à Cataguases foi determinante para averiguar o estado de conservação das obras arquitetônicas já tombadas e também daquelas não tombadas, o que tornou possível uma análise mais íntima acerca do Patrimônio Histórico e Cultural da cidade. Além disso, somente com a pesquisa de campo pode se ter ideia do que é estar de frente a edifícios tão distintos entre si e perceber como estes interferem no dia a dia da composição da cidade. Dessa forma, o trabalho se apresenta como um apanhado de percepções pessoais sobre os aspectos arquitetônicos da cidade, complementado com diversas imagens autorais realizadas ao longo da viagem.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2019. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.22346
Aparece na Coleção:Educação e Patrimônio Cultural e Artístico



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons