Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22345
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JosianeOsorioDeCarvalho_tcc.pdf1,87 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O direito à cidade, na luta contra o esquecimento : tessituras da memória do Núcleo Bandeirante-DF (1957-1964)
Autor(es): Carvalho, Josiane Osório de
Orientador(es): Britto, Clovis Carvalho
Assunto: Grupos sociais
Patrimônio imaterial
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 29-Ago-2019
Referência: CARVALHO, Josiane Osório de. O direito à cidade, na luta contra o esquecimento: tessituras da memória do Núcleo Bandeirante-DF (1957-1964). 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho trata da história do Movimento Pró-Fixação e Urbanização do Núcleo Bandeirante. A Cidade Livre, núcleo pioneiro, se engaja num embate contestatório da predestinação imposta pela lógica espacial oficial, a qual tinha como projeto a extinção da Cidade, após a inauguração de Brasília. Há uma resistência organizada, embasada numa experiência ligada à necessidade do lugar e do solo histórico, cuja coesão social foi imprescindível para a criação do Núcleo Bandeirante, em 1961. A pesquisa, a partir dos acontecimentos históricos vividos pelo grupo social naquele espaço e tempo, buscou construir uma história da memória ao falar de personagens, que pertenceram e vivenciaram o Movimento. O levantamento bibliográfico foi desenvolvido a partir de materiais publicados em livros, artigos, dissertações e teses. Essa investigação realizada por meio de documentos teve como objetivo mapear, construir e interpretar um inventário iconográfico, documental, audiovisual e de referências sociais do patrimônio cultural, imaterial e material da cidade do Núcleo Bandeirante de 1957 a 1964. Nesse universo, buscou-se descrever e comparar as narrativas construídas sobre a cidade e notadamente sobre o Movimento Pró-Fixação, tanto da realidade presente, como do passado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2019. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Cidade de Goiás-GO.
Aparece na Coleção:Educação e Patrimônio Cultural e Artístico



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons