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Título: Mapa afetivo e intervenções artísticas em um jardim histórico : uma proposta para educação de jovens e adultos
Autor(es): Mello, Fernanda Cavalcanti de
Orientador(es): Gomes, Ana Lúcia de Abreu
Assunto: Jardins
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 28-Ago-2019
Referência: MELLO, Fernanda Cavalcanti de. Mapa afetivo e intervenções artísticas em um jardim histórico: uma proposta para educação de jovens e adultos. 2019. 98 f., il. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Os Jardins são espaços mágicos e podem ser experiências também dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Essa pesquisa interventiva teve o objetivo de possibilitar que esses sujeitos se sintam motivados para criar também suas próprias intervenções artísticas nesses espaços. Essa pesquisa é também um exercício do Direito ao uso consciente e criativo do espaço Jardim, tendo como recorte, intervenções artísticas ocorridas nos jardins do Museu da República entre 2010 e 2018. Acredito que tal percepção, aplicada nessa pesquisa, atue de modo a sensibilizar educadores escolares e de museus para a democratização desses espaços abertos ao público, visto que a finalidade da educação tem como missão promover, o devir, a ser e estar, também nos espaços de cultura. A pesquisa denonstra ser possível também nesse ambiente, ações para além da visitação, exposição, deleite, contemplação, lazer, produção de conhecimento, por meio de ações educativas e artísticas. E, portanto possíveis de intervenção artística feita por esse público também. A pesquisa contou com entreistas, palestras e oficinas com estudaaantes de EJA e uma intervenção arrtística: um Mapa Afetivo dos Jardins do MR República, onde artistas e estudantes da EJA refletiram e interagiram, com os demais freqüentadores dos Jardins do Museu da República, mesmo após finda a pesquisa. Vez que o Mapa Afetivo. Artistas, estudantes e professores, por meio do Mapa Afetivo desdobram e interligam memórias, por meio de um acervo dinâmico, sugerido pelos próprios participantes, a partir dos diálogos durante as intervenções artísticas nos jardins do Museu da República.
Abstract: The Gardens are magical spaces and can also be experiences of students of Youth and Adult Education. This interventional research had the objective of enabling these subjects to feel motivated to create their own artistic interventions in these spaces. This research is also an exercise of the Right to the conscious and creative use of the Garden space, having as a cut, artistic interventions that took place in the gardens of the Museum of the Republic between 2010 and 2018. I believe that this perception, applied in this research, acts in a way to sensitize educators schools and museums for the democratization of these spaces open to the public, since the purpose of education is to promote, to become, to be and to be, also in the spaces of culture. The research shows that it is possible also in this environment, actions besides the visitation, exhibition, delight, contemplation, leisure, production of knowledge, through educational and artistic actions. And, therefore, possible artistic intervention made by that audience as well. The research included workshops, lectures and workshops with students of EJA and an arrtistic intervention: an Affective Map of MR República Gardens, where artists and students of the EJA reflected and interacted with the other visitors of the Jardins do Museu da República, even after the search ends. Once the Affective Map. Artists, students and teachers, through the Affective Map unfold and interconnect memories, through a dynamic collection, suggested by the participants themselves, from the dialogues during the artistic interventions in the gardens of the Museum of the Republic.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2019. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Goiás-GO.
Aparece na Coleção:Educação e Patrimônio Cultural e Artístico



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