Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2234
Título: | As adaptações estratégicas e metodológicas realizadas em um curso de capacitação profissional para jovens e adultos com deficiência |
Autor(es): | Ortiz, Eliane de Vasconcellos |
Orientador(es): | Mundim, Elisângela Duarte Almeida |
Assunto: | Educação inclusiva Prática de ensino Pessoas com deficiência - emprego Aprendizagem |
Data de apresentação: | 2011 |
Data de publicação: | 4-Jan-2012 |
Referência: | ORTIZ, Eliane de Vasconcellos. As adaptações estratégicas e metodológicas realizadas em um curso de capacitação profissional para jovens e adultos com deficiência. 2011. 46 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho foi investigar as metodologias e estratégias de ensino desenvolvidas por professores de um curso de capacitação para jovens e adultos com deficiência física, auditiva e visual, e como se desenvolveu este processo criativo. A fundamentação teórica foi baseada nas construções de Vygotsky, especialmente nos conceitos relativos ao processo de aprendizagem e desenvolvimento. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Qualitativa na perspectiva de González Rey (2005), através da análise de informações estruturadas a partir de um grupo focal, realizado entre a coordenadora e 09 professores que lecionaram no referido curso. Os resultados obtidos nesta pesquisa nos fornecem dados significativos sobre a importância da participação colaborativa na superação de obstáculos, assim como para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino que atendam às necessidades educacionais dos alunos com deficiência. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2234 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons