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Título: A educação patrimonial na Escola Municipal de Ensino Básico Celso Augusto Daniel
Autor(es): Souza, Andréia Rodrigues de
Orientador(es): Silva, Anna Paula da
Assunto: Patrimônio cultural
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 27-Ago-2019
Referência: SOUZA, Andréia Rodrigues de. A educação patrimonial na Escola Municipal de Ensino Básico Celso Augusto Daniel. 2019. 48 f., il. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Diadema - SP, 2019.
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar como se desenvolve a educação patrimonial dentro dos processos de ensino-aprendizagem do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Celso Augusto Daniel no município de São Bernardo do Campo na região da grande São Paulo. Para tal foi realizado o método de estudo de caso, com entrevistas realizadas com o corpo docente e equipe gestora da unidade escolar. As entrevistas possibilitaram entender o conhecimento dos professores sobre o assunto e como desenvolvem atividades relacionadas, verificar o desenvolvimento da educação patrimonial nas aulas de arte, nos projetos pedagógicos e no programa de educação integral da escola. Os referenciais teóricos, principalmente as publicações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) possibilitaram observar e refletir se as práticas realizadas estão de acordo com as definições da educação patrimonial, que mesmo sem a total compreensão sobre o assunto é desenvolvida pelos professores em suas práticas pedagógicas.
Abstract: This study aims to identify how patrimonial education is developed within the teaching-learning processes of Elementary School of the Municipal School of Basic Education Celso Augusto Daniel in the municipality of São Bernardo do Campo in the region of Greater São Paulo. For this, the case study method was carried out, with interviews with the faculty and management team of the school unit. The interviews made it possible to understand the teachers' knowledge about the subject and how they develop related activities, to verify the development of the heritage education in the art classes, in the pedagogical projects and in the integral education program of the school. Theoretical references, especially the publications of the National Historical and Artistic Patrimony Institute (IPHAN), have made it possible to observe and reflect on whether the practices carried out are in accordance with the definitions of heritage education, which even without full understanding of the subject is developed by teachers in their pedagogical practices.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2019. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância. Polo Barretos – SP.
Aparece na Coleção:Educação e Patrimônio Cultural e Artístico



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