Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2231
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ValdineiVieiradeSousa.pdf873,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A participação da família no processo de inclusão do aluno com transtorno global do desenvolvimento : uma história de sucesso
Autor(es): Sousa, Valdinei Vieira de
Orientador(es): Vasconcelos, Riane Natália Soares
Assunto: Crianças - desvios do desenvolvimento
Educação inclusiva
Lar e escola
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 4-Jan-2012
Referência: SOUSA, Valdinei Vieira de. A participação da família no processo de inclusão do aluno com transtorno global do desenvolvimento: uma história de sucesso. 2011. 72 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A escola e a família são instituições parceiras na tarefa de educar, mas distintas na forma de abordar a educação, embora ambas sejam importantes na construção e desenvolvimento humano da criança. Porém, no decorrer dos anos, esta relação, vem passando por um processo de inversão de papéis; em muitos casos a família transfere suas funções à escola e, em contrapartida, a escola tem dificuldade de determinar suas funções específicas e auxiliar a família no entendimento desses papéis. Neste contexto, esta pesquisa abordará a importância desta inter-relação no processo de inclusão do aluno com transtorno global do desenvolvimento, apresentando considerações sobre a necessidade da participação da família no processo de inclusão escolar da criança. A necessidade da relação entre as duas instituições é destacada como desafio para a prática profissional e pesquisa empírica. Neste contexto, a pesquisa tem como objetivo apresentar a importância da família no processo de inclusão do aluno com Transtorno Global do desenvolvimento e, para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso, entrevistando alguns dos sujeitos envolvidos, o aluno, a família e os profissionais de educação. Os resultados apontam que todos os esforços para assegurar à inclusão e o direito à educação de qualidade às crianças com Transtorno Global do Desenvolvimento, serão inúteis se não houver compreensão da necessidade de manter diálogo e, sobretudo parceria com a família. Ao final da pesquisa conclui-se que a inclusão do aluno com Transtorno Global Desenvolvimento é viável se houver participação efetiva da família. No entanto, evidencia-se como imprescindível que estas famílias sejam orientadas pela escola a fim de que o sucesso do processo inclusivo aconteça.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons