Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22294
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BrunoFreirePereira_tcc.pdf664,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O cinema como estratégia didática para o ensino da Filosofia
Autor(es): Pereira, Bruno Freire
Orientador(es): Corrêa, Antenor Ferreira
Assunto: Cinema na educação
Filosofia - estudo e ensino
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 19-Ago-2019
Referência: PEREIRA, Bruno Freire. O cinema como estratégia didática para o ensino da Filosofia. 2018. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico)—Universidade de Brasília, Barretos-SP, 2018.
Resumo: Cresce, cada vez mais, o acesso e o interesse dos jovens por filmes e vídeos digitais, com presença constante dentro do cotidiano dos estudantes por meio da internet e celulares. Por isso, julgamos necessário utilizá-los e vivenciá-los com intenções pedagógicas e formativas, de forma a despertar o interesse dos estudantes em relação ao conhecimento filosófico. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo investigar a possibilidade do uso de filmes concebidos para o cinema com propósito didático no ensino de tópicos e temas da filosofia. Também serão investigadas metodologias e aspectos práticos do cinema (escrever roteiro, captação e edição de imagens, fotografia e etc.) em sala de aula. A investigação será desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória que decorrerá por meio de revisão de literatura, utilizando-se de livros, artigos, teses, revistas e demais estudos e publicações acerca da temática do cinema como fator de educação e do filosofar. Durante a pesquisa, recorremos ao pensamento de estudiosos da linguagem cinematográfica, como Júlio Cabrera e Marcos Napolitano.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. Curso de Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico a distância.
Aparece na Coleção:Educação e Patrimônio Cultural e Artístico



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons