Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/22278
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_VitorHugoSantosDaSilva_tcc.pdf15,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelo digital de edificações a partir de dados LiDAR Light Detection and Ranging
Autor(es): Silva, Vitor Hugo Santos da
Orientador(es): Marotta, Giuliano Sant'Anna
Assunto: Sistema de Informação Geográfica (SIG)
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 9-Jul-2019
Referência: SILVA, Vitor Hugo Santos da. Modelo digital de edificações a partir de dados LiDAR Light Detection and Ranging. 2011. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho descreve a modelagem semiautomática de edificações com diferentes formas e alturas a partir de dados LiDAR (Light Detection And Ranging) obtidos por levantamento aéreo. O fluxo metodológico envolve processos de filtragem, classificação e modelagem, como também a validação dos resultados obtidos usando recomendações da ASPRS (American Society of Photogrammetry and Remote Sensing), tendo dados cartográficos e GNSS (Global Navigation Satellite Systems) como suporte. As etapas foram desenvolvidas em software CAD através de módulos específicos de tratamento e modelagem LiDAR que foram analisados posteriormente em software com ferramentas características SIG (sistemas de informações geográficas). Os resultados demonstraram coerência com as características espaciais das áreas de estudo escolhidas. Foram modeladas cerca de 100 edificações distintas, variando entre pequenas casas a complexos edifícios. A tecnologia LiDAR se destaca por sua precisão e agilidade, gerando uma densa nuvem de pontos, que quando combinada com dados semânticos, produzem uma fonte preciosa de informação para análises de ambientes urbanos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2011.
Informações de Acesso e Conteúdo: Autorização concedida pelo chefe do Instituto de Geociências para disponibilização na Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM).
Aparece na Coleção:Geoprocessamento Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.