Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22277
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ThiagoDeSouzaMansurPereira_tcc.pdf1,62 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise comparativa de filtros adaptativos anti-speckle em imagens do R-99 sintetizadas via Subsistema de Processamento SAR do PROSAR-BR
Autor(es): Pereira, Thiago de Souza Mansur
Orientador(es): Almeida, Tati de
Assunto: Processamento de imagens - técnicas digitais
Data de apresentação: Dez-2011
Data de publicação: 9-Jul-2019
Referência: PEREIRA, Thiago de Souza Mansur. Análise comparativa de filtros adaptativos anti-speckle em imagens do R-99 sintetizadas via Subsistema de Processamento SAR do PROSAR-BR. 2011. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Expõem-se os objetivos do trabalho e um resumo básico, tanto quanto necessário, sobre o processo de imageamento de um Radar de Abertura Sintética (RAS) – em inglês, Synthetic Aperture Radar (SAR). A metodologia utilizada para tratar o problema de redução de speckle, fenômeno responsável pelo indesejável aspecto granuloso nas imagens, consiste em avaliar um conjunto de filtros anti-speckle, disponíveis no software de processamento e análise de imagens geoespaciais ENVI, através de figuras de mérito definidas matematicamente e programadas em MATLAB. As imagens do R-99, aeronave sensora da Força Aérea Brasileira (FAB), foram sintetizadas a partir do Subsistema de Processamento SAR (SPSAR) do Processador SAR Brasileiro (PROSAR-BR), programado em IDL. A metodologia adotada é descrita no Capítulo 3. O Capítulo 2 resume as propriedades básicas do speckle relevantes em imagens RAS, necessárias para compreender a atuação de filtros anti-speckle em geral, e do banco de filtros submetido à comparação, em particular. Foram escolhidos os filtros de Lee, Frost e Kuan, descritos Capítulo 4, pela ampla disponibilidade e utilização. As figuras de mérito para filtragem, definidas no item 3.2, subsidiam a seleção criteriosa de um elemento do banco de filtros para redução de speckle, cujo resultado comparativo é apresentado no Capítulo 5.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2011.
Informações de Acesso e Conteúdo: Autorização concedida pelo chefe do Instituto de Geociências para disponibilização na Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM).
Aparece na Coleção:Geoprocessamento Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.