Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22254
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_OmolabakeAlhambraSilvaArimoro_tcc.pdf2,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Identificação de corredores ecológicos entre as unidades de conservação de proteção integral do Distrito Federal e análise do impacto da dinâmica do uso da terra no habitat do mamífero Tapirus terrestis
Autor(es): Arimoro, Omolabake Alhambra Silva
Orientador(es): Roig, Henrique Llacer
Assunto: Área de proteção ambiental
Habitat (Ecologia)
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 3-Jul-2019
Referência: ARIMORO, Omolabake Alhambra Silva. Identificação de corredores ecológicos entre as unidades de conservação de proteção integral do Distrito Federal e análise do impacto da dinâmica do uso da terra no habitat do mamífero Tapirus terrestis. 2012. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar corredores ecológicos para o mamífero Tapirus terrestris entre as principais Unidades de Conservação de Proteção Integral do Distrito Federal e avaliar a perda de habitat a partir de dois cenários, anos de 1953 e 2011 considerando informações como o uso do solo, tipos de solo, declividade e altitude. Utilizou-se o Método Processo Analítico Hierárquico (AHP) aplicado a um Sistema de Informação Geográfico para desenvolvimento do trabalho. Os mapas vetoriais foram convertidos para o formato raster, reclassificados de acordo com o método AHP e gerado um modelo atribuindo pesos para cada mapa reclassificado. Em seguida foram obtidos os custos de deslocamento para cada Unidade de Conservação e, por meio do caminho de menor custo, determinados os corredores. Os produtos gerados foram mapas de corredores para os dois cenários considerados e avaliação da perda de habitat em cada corredor.
Abstract: This study aimed to identify ecological corridors for the mammal Tapirus terrestris between the main Conservation Units on Distrito Federal and evaluate the habitat loss based on two cenarios, 1953 and 2011, considering soils and land use types, slope and elevation. The Analytic Hierarchy Process Method was used in a Geographic Information System (GIS) in order to elaborate this study. The thematic maps were converted to raster, reclassified according to AHP Method which served as model stating value to each reclassified map. Later the costs distance weighted were provided to each Conservation Unit also the corridors were identified using least cost path. Ecological corridors maps and the evaluation of the habitat loss in each corridor were obtained from this study for the two above mencioned cenarios.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2012.
Informações de Acesso e Conteúdo: Autorização concedida pelo chefe do Instituto de Geociências para disponibilização na Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM).
Aparece na Coleção:Geoprocessamento Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.