Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2222
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CamilaRibeiroNakatani.pdf443,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo do meio : uma forma de "aprender fazendo" na formação de pedagogos
Autor(es): Nakatani, Camila Ribeiro
Orientador(es): Fernandes, Maria Lídia Bueno
Assunto: Professores - formação
Formação profissional
Pedagogia - metodologia
Data de apresentação: 20-Jul-2011
Data de publicação: 3-Jan-2012
Referência: NAKATANI, Camila Ribeiro. Estudo do meio: uma forma de "aprender fazendo" na formação de pedagogos. 2011. 67 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho teve como propósito analisar a concepção que os estudantes de Pedagogia da Universidade de Brasília tem acerca da utilização do Estudo do Meio como metodologia interdisciplinar na sua formação. A pesquisa foi realizada com a utilização do método misto, o que implicou a utilização de questionário e observações para produção dos dados. Considerando que o ensino de Geografia tem sido desprivilegiado nos anos iniciais, essa metodologia se apresenta como um instrumento relevante na formação de pedagogos, já que é vista pelos estudantes como uma metodologia interdisciplinar e autoral que possibilita a vivência de novas experiências que podem propiciar a construção de conceitos complexos. Além disso, permite desenvolver capacidades instrumentais consistentes para compreender, explicar e atuar sobre o meio, aguçando o espírito científico e investigativo dos alunos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aimed to analyze the design students of Pedagogy at the University of Brasilia has about the use of Environmental Studies and interdisciplinary approach in their training. The survey was conducted using the mixed method, which involved the use of questionnaires and observations to produce the data. Whereas the teaching of geography has been disadvantaged in early years, this methodology is presented as an important tool in training teachers, as is seen by students as an interdisciplinary approach that enables the authoring and experiencing new experiences that can foster the construction complex concepts. It also allows developing skills consistent instrumental to understand, explain and act on the environment, sharpening the scientific and investigative spirit of the students.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. Observação: O arquivo disponível não apresenta Anexos.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons