Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22193
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PedroTourinhoDantas_tcc.pdf1,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Padrões de NDVI no desmatamento recente do ecótono Amazônia-Cerrado
Autor(es): Dantas, Pedro Tourinho
Orientador(es): Sano, Edson Eyji
Assunto: Diversidade biológica
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 21-Jun-2019
Referência: DANTAS, Pedro Tourinho. Padrões de NDVI no desmatamento recente do ecótono Amazônia-Cerrado. 2016. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A transição entre a Amazônia e o Cerrado é uma extensa zona de tensão ecológica na América do Sul, formada por um mosaico de savanas e florestas. Estas zonas de transição, ou ecótonos, desempenham um papel crucial no fluxo de espécies, de genes e de matéria entre áreas adjacentes. Uma noção amplamente difundida sobre ecótonos é a de que possuem maior diversidade biológica do que áreas adjacentes e, portanto, maior valor para a conservação. O ecótono Amazônia - Cerrado coincide espacialmente com o “arco do desmatamento”, que se inicia no Maranhão e margeia os limites sudeste, sul e sudoeste da Bacia Amazônica. A expansão da fronteira agrícola faz com que essas áreas ainda pouco conhecidas em termos de biodiversidade venham dando lugar a plantações de soja e fazendas de pecuária. Este trabalho se propôs a analisar padrões de NDVI nesta área, comparando dados dos anos de 2010 e 2015. Baseado em imagens Landsat, utilizamos o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) para quantificar a diferença que ocorreu na vegetação entre o período analisado. Três alvos foram analisados: Pasto, Floresta e Corte Raso. Observamos que, de maneira geral, as médias dos valores de NDVI diminuíram dentre os anos. As áreas de pasto apresentaram um grande decréscimo, as áreas de floresta mostraram um decréscimo menor e as áreas de corte raso tiveram resultados mais diversos, com decréscimos pequenos, moderados, grandes e até mesmo um aumento deste índice nas cenas estudadas. É provável que uma diminuição dos valores pluviométricos entre os anos tenha levado ao resultado observado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2016.
Informações de Acesso e Conteúdo: Autorização concedida pelo chefe do Instituto de Geociências para disponibilização na Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM).
Aparece na Coleção:Geoprocessamento Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.