Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22164
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RainaSantosFerreira_tcc.pdf1,91 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeitos de diferentes cenários de uso do solo sobre o regime hídrico na bacia do Ribeirão do Gama - DF
Autor(es): Ferreira, Raina Santos
Orientador(es): Roig, Henrique Llacer
Assunto: Bacias hidrográficas
Recursos hídricos
Data de apresentação: 9-Mar-2018
Data de publicação: 13-Jun-2019
Referência: FERREIRA, Raina Santos. Efeitos de diferentes cenários de uso do solo sobre o regime hídrico na bacia do Ribeirão do Gama - DF. 2018. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho do modelo SWAT (Soil and Water Assessment Tool) na predição da vazão na bacia hidrográfica do ribeirão do Gama/DF utilizando dois mapas de uso de solo, um de 2016 e outro de 1953. O modelo SWAT foi calibrado automaticamente, com a utilização do SWATCUP, em relação à vazão média mensal e diária observada da estação fluviométrica da CAESB em um período de 9 anos (2004 a 2012) e depois validado com uma série independente de 2 anos (2013 e 2014). Foi realizada a análise de sensibilidade do modelo a 14 parâmetros escolhidos pelo grau de importância com relação a outros estudos feitos com o modelo no Distrito Federal. De acordo com os resultados da análise de sensibilidade, ESCO (fator de compensação de evaporação do solo) e GW_DELAY (intervalo de tempo para a recarga do quifero) demonstraram ser os parâmetros mais influentes na simulação da vazão. Índices de desempenho foram aplicados aos resultados do modelo gerando os seguintes números para a avaliação da vazão mensal no período de calibração: Nash-Sutcliffe (ENS)= 0,86 e para os resultados diários: Nash-Sutcliffe (ENS)= 0,53. Apesar de uma boa calibração do ano de 2016, a utilização da calibração feita de 2016 não se adequou de forma satisfatória para o ano de 1953. Os maiores problemas encontrados em ambos os anos no ciclo hidrológico foram a evapotranspiração e o escoamento superficial, o que gerou problema nos valores dos demais parâmetros.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2018.
Informações de Acesso e Conteúdo: Autorização concedida pelo chefe do Instituto de Geociências para disponibilização na Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM).
Aparece na Coleção:Geoprocessamento Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.