Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22161
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AfonsoDelgadoSoaresdeSouza.pdf8,93 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ablação por radiofrequência : análise do balanço de energia e impedância em um ponto e desenvolvimento de eletrodo
Autor(es): Souza, Afonso Delgado Soares de
Orientador(es): Rosa, Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury
Assunto: Ablação por radiofrequência
Radiofrequência
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 13-Jun-2019
Referência: SOUZA, Afonso Delgado Soares de. Ablação por radiofrequência: análise do balanço de energia e impedância em um ponto e desenvolvimento de eletrodo. 2016. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A Ablação por Radiofrequência (ARF) torna-se um método de ablação tumoral cada vez mais popular por sua capacidade de destruir lesões malignas ou carcinomas em diversos sistemas humanos. Com o recorrente crescimento da técnica devido aos bons resultados pós-operatórios provindos da mesma, faz-se necessário um estudo a fundo dos causadores dos efeitos ablativos e da realização de uma análise matemática do assunto. Este trabalho visa realizar uma análise matemática dos efeitos e influências do processo de pirólise superficial do material tumoral, com a incorporação de um parâmetro de impedância térmica e eleborando um modelo que demonstre a tranferência de calor entre eletrodo e tecido tumoral durante o procedimento. Na metodologia utilizada, a dificuldade do tecido tumoral de realizar trocas de calor é expressa pela equação de equilíbrio energético, por várias formas de intercâmbio e utilizando diversas variáveis térmicas. Além disso, para a utilização da técnica, visa-se o desenvolvimento e fabricação de um eletrodo para ablação por radiofrequência do tipo guarda-chuva de cinco hastes e uma proposta de empunhadura para o mesmo. Neste trabalho foi desenvolvida a análise matemática dos efeitos e influências do processo de pirólise superficial do material tumoral, com a incorporação de um parâmetro de impedância térmica e eleborando um modelo que demonstre a tranferência de calor entre eletrodo e tecido tumoral durante o procedimento. Na metodologia utilizada, a dificuldade do tecido tumoral de realizar trocas de calor é expressa pela equação de equilíbrio energético, por várias formas de intercâmbio e utilizando diversas variáveis térmicas, além da elaboração de um documento de protocolo de fabricação para o eletrodo do tipo guardachuva, para servir como guia durante a fabricação.
Abstract: The Radiofrequency Ablation becomes a popular tumor ablation method because of his ability of destroy carcinomas in several human body systems. With the recurrent growth of the technique, due good post-operative results stemmed from the method, it shows necessary to make a study of the causers of the ablative effects and develop a mathematic analysis of the subject. This work aim to develop a mathematic analysis of the pyrolysis processes effects and influences in the tumor material with the incorporation of a parameter called thermal impedance and elaborating a model that demonstrate the heat transfer between electrode, tumor tissue and healthy tissue during the procedure. In the used methodology, the tumor tissue difficulty of realizing heat exchanges is expressed through the energy balance equation, in many ways of exchange and using many thermal variables. Besides, to the use of the technique, the work aims the development and fabrication of a umbrella type of electrode for radiofrequency ablation with five stems and a proposal of a handle for it.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2016.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22161
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons