Título: | Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva : análise da implementação em escolas públicas do Distrito Federal |
Autor(es): | Alves, Mayara Leporace Haddad |
Orientador(es): | Barbosa, Sheila Cristina Tolentino |
Assunto: | Educação inclusiva Políticas públicas educacionais Escolas públicas |
Data de apresentação: | 27-Nov-2018 |
Data de publicação: | 10-Jun-2019 |
Referência: | ALVES, Mayara Leporace Haddad. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: análise da implementação em escolas públicas do Distrito Federal. 2018. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise da implementação do Programa Escola Acessível em Escolas Classes do Plano Piloto, Brasília, buscando trazer a comparação entre o normativo e a implementação de fato. O Programa faz parte da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008. Para isso, a metodologia se baseou em uma revisão teórica e legislativa sobre os direitos das pessoas com deficiência, salientando o aspecto educacional. Em seguida, através dos guias normativos do Programa, foram buscados dados com a Diretoria de Políticas em Educação Especial, DPEE/SECADI, que é a responsável pela gestão do Programa, além da coleta de dados com os diversos atores envolvidos nessa implementação, como a Secretaria de Educação do DF e Regional de Ensino do Plano Piloto. Foram selecionadas duas Escolas Classes do Plano Piloto para a realização de entrevistas com os diretores, além da observação realizada no ambiente escolar, tornando possível a comparação entre o normativo e a implementação de fato. Resultando, assim, na conclusão de que, apesar dos consideráveis avanços para a inclusão educacional nas últimas décadas, a acessibilidade ainda é restrita não somente à aspectos físicos como também em aspectos pedagógicos, os recursos disponibilizados pelo Programa são
insuficientes considerando as necessidades das Escolas e dos alunos, destacando que o conceito de acessibilidade transpassa a adequações arquitetônicas. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2018. |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas
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