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dc.contributor.advisorCastanho, Carla Denise-
dc.contributor.authorFleury, Marcos Cordeiro-
dc.identifier.citationFLEURY, Marcos Cordeiro. Ferramenta para análise de jogos com base em interpretação afetiva das expressões faciais do jogador. 2018. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractJogos digitais podem provocar as mais diversas emoções e reações em seus usuários. A compreensão dessa experiência têm sido relevante tanto no contexto de pesquisas acadêmicas quanto na indústria que busca cada vez mais aperfeiçoar seus jogos e entender como o jogador se relaciona com esses artefatos. Nesse contexto, este trabalho propõe uma ferramenta para auxiliar na compreensão das reações dos jogadores através da inferência de estados afetivos a partir da expressão facial dos usuários durante uma sessão de jogo. Mais precisamente, ela permite a configuração de um ou mais aspectos variáveis de um jogo para cada teste e, a partir dos dados adquiridos tanto do próprio jogo quanto das inferências, gera gráficos, vídeos e arquivos CSV. Além disso, salienta-se que a ferramenta não está limitada a um determinado gênero de jogo. Foram realizados, ainda, testes para exemplificar como a ferramenta pode vir a ser utilizada e são demonstradas algumas possíveis análises feitas com a ferramenta. Os testes demonstraram o uso de gráficos e vídeos para análises qualitativas visuais além de análises numéricas através dos dados de um arquivo CSV.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJogos eletrônicospt_BR
dc.subject.keywordExpressão facialpt_BR
dc.subject.keywordVídeo gamespt_BR
dc.titleFerramenta para análise de jogos com base em interpretação afetiva das expressões faciais do jogadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-06-07T14:19:57Z-
dc.date.available2019-06-07T14:19:57Z-
dc.date.submitted2018-08-27-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22129-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Digital game scan provoke diverse emotions and reactions from their users. Comprehending these experiences has been relevant both for academic research and for the game’s industry, which searches to improve it’s games and understand how the player relates to these artifacts. In this context, this work proposes a tool to aid on the understanding of players’ reactions through the inferring of affective states achieved from users facial expression during game session. Specifically, it permits the configuration of one or more variable aspects of a game for each test and, from the data acquired from both the game and the inferences, generates graphs, videos and CSV files. Besides, it is stressed that the tool is not limited to any specific game genre. Moreover, test were realized to exemplify how the tool can be used and some possible analyses that can be done with the software were demonstrated. The tests resulted in findings about problems and strengths of the game. Such analysis is associated with the use of the diverse set of data gathered by the tool. The tests demonstrated how the graphs and videos can be used for visual qualitative analisys. On the other hand, numeric analysis are possible through the use of the data in the CSV file.pt_BR
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