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Título: Caixa preta para veículos automotivos
Autor(es): Lopes, Gabriela da Silva
Orientador(es): Zelenovsky, Ricardo
Assunto: Dectores
Acidentes de trânsito
Data de apresentação: 5-Jul-2018
Data de publicação: 7-Jun-2019
Referência: LOPES, Gabriela da Silva. Caixa preta para veículos automotivos. 2018. 117 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A detecção e o acompanhamento de movimentos desempenha um papel muito importante em uma grande variedade de aplicações. Um sensor de medição inercial (IMU) é um dispositivo, composto de sensores como acelerômetros, giroscópios e magnetômetros, utilizado para esta finalidade. Neste trabalho, um IMU e um receptor GPS foram utilizados em um equipamento desenvolvido para obter informações de um automóvel no momento de um acidente. Os dados obtidos são armazenados em uma memória não volátil, o que permite uma análise após o evento e serve como ferramenta para a perícia técnica do acidente. A análise dos dados obtidos é realizada utilizando gráficos e também um software, elaborado com a plataforma de desenvolvimento de jogos Unity 3D, capaz de realizar uma simulação tridimensional para reconstruir a dinâmica de um acidente de trânsito. A fusão dos dados obtidos com os sensores foi realizada utilizado um filtro, conhecido como filtro de Madgwick, que utiliza quaternions para representar orientações. O objetivo é realizar vários ensaios com o hardware e o software desenvolvidos para verificar os dados obtidos.
Abstract: Motion detection and tracking play a critical role in a wide range of fields. An inertial measurement unit (IMU) is a device, made up of sensors such as accelerometers, gyroscopes and magnetometers, used for this purpose. In this project, an IMU and a GPS receiver were used in a device designed to obtain car information at the time of an accident. The data obtained are stored in a non-volatile memory, which allows a post-event analysis and it serves as a tool for the forensic analysis of the accident. The analysis of the obtained data is performed using graphs and also a software developed with the Unity 3D game development platform to perform a three-dimensional simulation to reconstruct the dynamics of the accident. The data fusion was performed using a filter, known as a Madgwick filter, which uses quaternions to represent orientations. The goal is to perform several tests with the hardware and software developed to verify the data obtained.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2018.
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