Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22116
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarcusDaniloPerfeito_ViniciusSilvaMarques_tcc.pdf3,75 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de viabilidade de sistemas de aproveitamento de águas pluviais em condomínio horizontal
Autor(es): Perfeito, Marcus Danilo Rodrigues
Marques, Vinícius Silva
Orientador(es): Alves, Conceição de Maria Albuquerque
Assunto: Água - consumo
Abastecimento de água
Data de apresentação: 9-Jul-2015
Data de publicação: 5-Jun-2019
Referência: PERFEITO, Marcus Danilo Rodrigues; MARQUES, Vinícius Silva. Análise de viabilidade de sistemas de aproveitamento de águas pluviais em condomínio horizontal. 2015. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O crescimento da população ao longo dos anos tem feito com que a demanda por água aumente cada vez mais, especialmente em centros urbanos. Diante disso, para se evitar um problema de escassez de água, o uso de fontes alternativas de suprimento de água vem se tornando cada vez mais atrativo carecendo ainda da realização de avaliações de viabilidades para tornarem-se soluções possíveis. Dentre as fontes alternativas que se apresentam, merece destaque o aproveitamento da água da chuva. Este trabalho fez uma análise de viabilidade de sistemas de aproveitamento da água de chuva (SAAP) para fins não potáveis como o da irrigação de jardins e o uso em vasos sanitários em moradias unifamiliares de condomínios horizontais. Foi implementada uma análise de viabilidade econômica no condomínio Morada de Deus (AMOBB), situado na Região Administrativa de São Sebastião, no Distrito Federal. Será analisada a série histórica de chuva diária da cidade de Brasília entre os anos de 1965 a 2014. O reservatório é um item importante no sistema de água de chuva, devendo ser dimensionado corretamente para não inviabilizar economicamente o sistema. O método utilizado para realizar este dimensionamento foi o de simulação do balanço de massa do reservatório de acumulação. A análise de viabilidade econômica será feita através da comparação de técnicas de avaliação econômica: Valor Presente Líquido (VPL) e Payback Descontado (PBD). O levantamento de parâmetros técnicos que influenciam no dimensionamento do sistema de aproveitamento de águas pluviais, tais como demanda e área de telhado, foi realizado a partir da aplicação de questionário e com o uso de geoprocessamento. A análise de viabilidade econômica do SAAP mostrou que: 10% de casas não poderiam ser atendidas por nenhum tipo de cisterna; 24% das casas poderiam ser atendidas somente pela cisterna de 2,8m³; 22% atendidas tanto pela cisterna de 2,8m³ como pela de 5,0m³; 44% de casas atendidas pelos três tipos de cisternas. Para realização das análises de sensibilidade, utilizaram-se os parâmetros de Taxa de Mínima Atratividade (TMA), taxa de desconto adotada para aplicação do Valor Presente Líquido, e consumo de água médio per capita de duas regiões administrativas específicas do Distrito Federal, ambos comparados ao VPL. Notou-se que quanto maior a TMA adotada, menor são os valores de VPL do projeto e, diferentemente, quanto menor o consumo médio per capita de uma residência, menor o VPL.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons